Governo do Rio de Janeiro quer que prefeitos avaliem lockdown em seus municípios

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), editou mais um decreto nesta segunda-feira, dia 11 (nº 47.068, da mesma data), prorrogando as medidas restritivas da quarentena até o dia 31 de maio. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado quatro dias após o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) recomendarem medidas de isolamento social mais rígidas para o estado.

Em sua conta nas redes sociais, o governador fala da preocupação com o crescente número de casos da Covid-19 em todo o estado. “Apesar de os hospitais de campanha ficarem prontos este mês, seguimos preocupados com a circulação de pessoas. O isolamento social é uma ação fundamental adotada em todo o mundo”, defende.

Witzel ainda destaca a recomendação sobre o lockdown feita aos prefeitos. “Nesse decreto recomendo aos 92 prefeitos do estado que façam algum tipo de lockdown, como medida de isolamento social, para combater a proliferação do coronavírus. Nosso governo vai ajudar nas ações de lockdown dos municípios com a participação dos nossos órgãos de segurança.

A sugestão do governador é citada no Artigo 2º, onde é recomendada que “os prefeitos do Estado do Rio de Janeiro, em seus respectivos municípios, avaliem a necessidade de adoção de alguma forma de lockdown como medida de isolamento social, com o objetivo de combater a proliferação do coronavírus”. No Parágrafo Único, o Estado do Rio de Janeiro prevê o auxílio às ações de lockdown dos municípios com a participação dos órgãos de segurança do Estado, caso estes desejem adotar a medida.

COMERCIANTES PEDEM ABERTURA TOTAL EM PENEDO
Até o momento, nenhum dos quatro municípios da região se manifestou a respeito das recomendações. A maioria adotou algumas medidas de relaxamento das restrições ao comércio. O último a anunciar essas mudanças foi Quatis, onde o prefeito Bruno de Souza (MDB), assinou semana passada o Decreto nº 2.882,  que permite a alguns setores econômicos retomarem suas atividades de forma gradativa e provisória, desde que sejam respeitados o baixo número de casos confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde, reportados à Secretaria Estadual de Saúde, que determina que o número de casos confirmados de Covid-19 não poderá aumentar mais do que 20% ao número registrado até a data de publicação deste decreto, por mais de cinco dias seguidos. O município contabiliza até agora seis casos da doença.

Em Resende, o município tem adotado medidas de relaxamento nos horários de funcionamento do comércio desde o final de abril e vem dividindo opiniões entre moradores e funcionários de estabelecimentos. Já em Itatiaia, foi registrada em Penedo uma carreata realizada por comerciantes no final de semana, onde este pediam uma solução para os prejuízos ocasionados pela suspensão das atividades comerciais e turísticas, entre elas as demissões nesses setores. O prefeito Eduardo Guedes marcou para esta segunda-feira, dia 11, uma reunião para tratar do assunto. Enquanto Resende já contabiliza cinco mortos dos 108 casos confirmados, Itatiaia tem apenas sete casos registrados.

DOIS MUNICÍPIOS ADEREM AO LOCKDOWN
Dos municípios do estado, até o momento apenas Niterói e São Gonçalo, na região metropolitana, adotaram o sistema de confinamento total, onde o acesso da população às ruas é controlado e apenas permitido para trabalhadores de atividades essenciais ou para quem precisa sair pra fazer compras em supermercados e farmácias, e que pode acarretar em multa para quem desrespeitar as medidas.

Foto: Divulgação

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.