O Centro do Idoso de Barra Mansa, que fica no bairro Ano Bom, iniciou uma campanha de prevenção à quedas entre idosos. Toso os pacientes da unidade receberam uma cartilha com dicas para evitar tombos e fraturas. Segundo levantamento da secretaria municipal de Saúde, de janeiro até o dia 18 de março deste ano, 46 idosos foram internados em hospitais da cidade por causa de quedas. Em aproximadamente 85% dos casos, os tombos aconteceram na própria residência do idoso
— A estrutura óssea do idoso é fragilizada por conta da idade e muitos têm osteoporose, uma doença que enfraquece os ossos. Quando ele não toma os cuidados adequados, uma simples atividade – como abaixar para pegar um objeto ou desligar da tomada um equipamento – pode provocar uma fratura seguida de queda”, explicou Efigênia Maria Alves, enfermeira do Centro do Idoso.
É esperada a distribuição de cerca de cinco mil cartilhas. O material contém dicas simples, como evitar o uso de tapetes de tecido ou retalhos, não encerar o chão com produtos escorregadios e instalar um corrimão no box do banheiro, por exemplo.
Fonte: Assessoria de comunicação (PMBM)