É Fake News: vacina para cães não combate novo coronavírus

Em um vídeo que circula nas redes sociais, uma pessoa mostra a caderneta de vacinas de seu cachorro, tentando convencer que assiste ao conteúdo de que o coronavírus “não é novo” e que a pandemia seria uma estratégia dos orientais, chamando-os de malucos. Além de supostamente incitar a xenofobia contra os chineses, ainda desdenha dos esforços de cientistas para a criação de uma vacina para o Covid-19, insistindo que o caos provocado no sistema de saúde mundial seria uma forma da China dominar o mundo. “Até meus cães estão imunes contra o vírus e eu não estou? Aí estão dizendo que estão criando uma nova vacina, me poupe!”

A informação claramente se trata de uma fake news, e já foi desmentida pelo site do Governo do Estado de São Paulo. O material, que vem sendo compartilhado nas redes sociais, traz uma falsa informação defendendo que vacinas para cães também trata a doença provocada pelo novo coronavírus. Ainda que o coronavírus faça parte de uma grande família viral antiga, e que afeta humanos e animais com graves infecções, as vacinas existentes (V8 e V10) protegem apenas os cães e agem no combate de várias doenças, como cinomose e coronavírus canino da espécie CCov (gênero alphacoronavirus). A doença causa gastroenterite (sintomas de diarreia e vômitos constantes), podendo levar a morte. A doença não é transmissível a humanos, conforme mostra a foto abaixo.

 

 

O vírus que apareceu em Wuhan, na China, não é o mesmo que afeta cães ou gatos. A Covid-19 é provocada pelo novo coronavírus, que é do gênero betacoronavírus, espécie SARS-Cov2, com morbidade e alta taxa de propagação. Tanto ela quanto outras espécies transmissíveis aos humanos (SARS-CoV e MERS-CoV), não há registro de contaminação em animais, e são vírus associados a síndromes e infecções respiratórias.

Portanto, além de não apresentar eficácia para o novo coronavírus, essas vacinas só servem para nossos pets, pois podem trazer consequências graves à saúde dos seres humanos (na foto ao lado, o Consellho de Medicina Veterinária do Piauí alerta para esse perigo). Por se tratar de um vírus novo, o Covid-19 ainda não dispõe de vacina.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.