Região tem serviços alterados por prevenção contra coronavírus

Creches estão entre os locais fechados para evitar transmissão da doença em Resende (Foto: Arquivo)

Com a pandemia do novo coronavírus e a elevação do Plano de Contingência no estado do Rio de Janeiro para o Nível 2 (leia mais no final dessa matéria), todos os municípios da Região das Agulhas Negras seguem as mesmas medidas preventivas praticadas na capital fluminense (com base no Decreto nº 46970 DE 13/03/2020) e alteraram a rotina na prestação de serviços. Unidades de Educação Básica e universidades suspenderam suas atividades por tempo indeterminado, assim como outros órgãos públicos e serviços, cinemas, museus, teatros, turismo e eventos esportivos.

Educação – Além das instituições estaduais, tanto Resende como Itatiaia, Quatis e Porto Real suspenderam o funcionamento de creches e escolas. A medida também vale para as escolas privadas, que também seguirão as recomendações segundo o Sindicato das Escolas Particulares. Em todos esses locais, a suspensão valerá por até 15 dias. As universidades também aderiram às medidas: UFRJ suspenderá suas atividades por até 15 dias, a UFF adiou o início do seu ano letivo por uma semana e a UERJ suspendeu as aulas até o final do mês. O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) suspendeu as atividades até dia 17, e as atividades da Fundação Cecierj terão recesso de 15 dias.

Detran – O Detran também suspendeu os serviços, e serão mantidos apenas para quem tirar o licenciamento de 2019 e anos anteriores, com vencimentos prorrogados por 30 dias. Os de 2020 estão suspensos, inclusive o licenciamento para os finais de placa 0, 1 e 2 que já está sendo prorrogado de 30 de abril para 30 de maio.Já os agendamentos diários serão reduzidos à metade para os serviços de identificação civil, habilitação e veículos, a partir do dia 20. A medida valerá por 15 dias.

Além disso, os exames de habilitação e ações de fiscalização da Operação Detran Seguro serão suspensos pelo mesmo período de 15 dias, também a partir do dia 16. Para aqueles que tiverem urgência na emissão de documentos, o órgão estará com o teleatendimento à disposição, e solicita que essa condição seja informada e é obrigatória a comprovação da emergência. Os telefones do teleatendimento são: 3460-4040 ou 3460-4041 para a Região Metropolitana e 0800-020-4040 ou 0800-020-4041 para o interior.

Tribunal de Justiça – O TJ-RJ promoveu alterações em sua rotina de atendimento, suspendendo em até 60 dias as audiências de primeiro e segundo graus e os prazos dos processos físicos por até 14 dias, prorrogando se necessário. Já os processos eletrônicos correm normalmente.

Polícia Militar – O Governo do Estado suspendeu as férias da corporação e desde a sexta-feira, dia 13, a mesma adota uma escala de serviço diferenciada. Em comunicado interno, a PM determinou que os comandantes adotem a escala no modelo de revezamento.

Delegacias – Serão atendidos apenas os casos de homicídio, prisões em flagrante e roubo de veículos. Os demais casos deverão ser registrados através do site da Polícia Civil, na Delegacia Online.

Presídios – Visitas seguem suspensas, inclusive as íntimas. Já os advogados terão visitas programadas pelo secretário de Administração Penitenciária.

NÍVEL 2 E PACIENTE EM ESTADO GRAVE
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) confirmou o primeiro caso no estado de um paciente em estado grave com o coronavírus. É um médico de 65 anos que segue internado em um hospital da capital fluminense. Segundo a SES-RJ, ele apresentou sintomas de febre, tosse e dificuldades respiratórias no dia 11 deste mês, e não teve histórico de viagem nos 14 dias anteriores ao início dos sintomas, nem contato direto com casos confirmados ou suspeitos.

O secretário Edmar Santos (cujo áudio circulou nas redes sociais anunciando suspensão de férias dos profissionais das saúde, dentre outras medidas) aproveitou o caso para alertar a população. “A população precisa ficar em casa. Só assim poderemos conter essa epidemia. Se isso não acontecer, teremos outros casos semelhantes ao deste idoso. Precisamos proteger nosso pais e avós, que são mais vulneráveis”, afirmou.

Agora, o estado soma 25 casos da Covid-19 e outros 95 suspeito segundo o levantamento deste domingo, dia 15. Com o registro desse caso, o estado do Rio de Janeiro encontra-se no nível 2 do seu Plano de Contingência, que prevê “casos de transmissão comunitária, que ativará outros leitos para assistência de casos graves”.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.