Xadrez anima final de semana resendense

Acontece na tarde deste sábado, dia 16, e domingo, dia 17, no salão da Biblioteca Municipal, no Centro, a Regional do Torneio de Xadrez da Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro (Fexerj). Esta é a primeira vez que Resende sedia o evento, que tem como objetivo incentivar a prática do xadrez no interior do estado do Rio, e promover o intercâmbio entre os enxadristas da região. O torneio conta com a participação de jogadores federados e não federados.

— É muito importante este tipo de evento para popularizar o esporte. Gostaria de destacar a iniciativa da Fexerj na região, destaca Derik Roberto (à direita na foto), que, aos 17 anos, cinco deles como jogador, já é tricampeão de xadrez na cidade, pelos Jogos Estudantis (2008, 2010 e 2011).

A organização do evento ficou à cargo do presidente da Liga Resendense de Xadrez, Francisco Schwab. Cerca de 18 jovens estavam inscritos no torneio, porém, até às 14h apenas oito haviam marcado presença. Devido ao atraso de alguns participantes, o evento se iniciou às 14h20, quase uma hora após o previsto para o início, às 13h30.

Dos não federados que participam do evento, o destaque é o jogador Gustavo de Souza, que com apenas 13 anos, quatro deles dedicados ao esporte, já conquistou ouro nos Jogos Estudantis de Resende, em 2009, e medalha de revelação no Circuito Rápido de Xadrez de Resende, em 2012.

O torneio tem como premiação: campeão, troféu mais 40% do valor arrecadado com as inscrições; vice, medalha mais 20%; terceiro colocado, medalha mais 20%. Nas classe B e C também haverá distribuição de troféus e premiação em dinheiro para os primeiros colocados.

A final será disputada no domingo, 17.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.