Represa do Funil anuncia aumento em vazão do Paraíba do Sul

Ainda que a vazão do rio Paraíba do Sul tenha diminuído nesta segunda-feira, dia 2,  Resende, Barra Mansa e Volta Redonda seguem em alerta com a chuva ainda prevista para cair nos próximos dias, já que segundo dados do aplicativo HidroWeb, da Agência Nacional das Águas (ANA), a vazão ainda é maior nesta segunda do que era no sábado à noite, dia 29, quando dois dos três municípios do Sul Fluminense registraram inundações em locais mais baixos que interditaram ruas e pontes.

Além disso, a Represa do Funil, localizada em Itatiaia, anunciou nesta segunda que há um novo aumento na vazão do rio para 480 m³/s, já que a capacidade do reservatório da represa chega a 77% e pode receber mais água, podendo provocar novas inundações nesses municípios.

Em Resende, a Defesa Civil fez um balanço da situação do Paraíba do Sul e informou não haver risco de inundações. “Em contato com a operação da represa do Funil, fomos informados que a vazão atual, está em 281 m³/s e a capacidade do reservatório está em 75,31%. Não há nenhum vertedouro aberto, onde o nível do Rio Paraíba do Sul no município permanece em 3,28 m, na qual não há risco de transbordamento nas suas margens”.

Segundo o aplicativo, em Barra Mansa a vazão estava em aproximadamente 300 m³/s no sábado, e nesta segunda a vazão chegou a 603 m³/s. Entre o fim da manhã e o inicio da tarde de domingo, a vazão era maior que 850 m³/s, e por volta das 17 horas a vazão estava em 547 m³/s. O município sofreu com o transbordamento do rio Barra Mansa no bairro Nova Esperança (foto), um dos afluentes do Paraíba (que atingiu 3,07 m). A Defesa Civil do município está em alerta para a possibilidade de uma nova inundação entre 20 e 21 horas desta segunda.

Já em Volta Redonda choveu cerca de 11,5 mm nas últimas horas. No meio da noite de sábado, a vazão do Paraíba no município estava em 500 m³/s, mas na noite de domingo chegou aos 924 m³/s. A forte chuva deixou imóveis interditados e o rio transbordou, interditando ruas nos bairros Aterrado e Niterói, e a Defesa Civil também está em estado de atenção para novas ocorrências. Na última atualização, às 17h, a vazão do Paraíba no local estava em 546 m³/s de acordo com o aplicativo, e o nível em 3,69 m.

Foto: Arquivo

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.