Além da febre aftosa, Quatis também vacina bovinos contra a raiva

Neste ano, o município de Quatis não apenas imunizará seu rebanho bovino contra a febre aftosa. Durante a campanha de vacinação contra a doença, que costuma ser realizada todos os anos duas vezes ao ano, uma delas todo mês de novembro, os produtores rurais estão sendo orientados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e o Núcleo de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro a vacinar também contra a raiva animal.

Segundo a assessoria da Prefeitura local, desde o ano passado as autoridades sanitárias já registraram três casos suspeitos no rebanho bovino do município, que foram posteriormente descartados. No entanto, as autoridades sanitárias do Núcleo de Defesa Agropecuária de Barra Mansa, que cobre também os municípios de Quatis e Volta Redonda, acreditam que o número de animais afetados pode ter sido maior no período, já que a morte dos animais com suspeita da doença não costuma ser notificada pelos proprietários.

– O chamado à vacinação contra a febre aftosa é muito propagado nesta época, mas é importante que os produtores rurais se atentem também para a imunização visando diminuir os riscos da raiva animal no rebanho. A vacinação contra a doença se reveste de uma importância tão grande quanto a imunização pelo fim da febre aftosa – declarou a veterinária do Núcleo de Defesa Agropecuária de Barra Mansa, Valéria Feder Montez, que esteve semana passada, na Secretaria de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Quatis.

A veterinária explica que quando os sintomas são percebidos no animal, grande parte do rebanho provavelmente já está contaminada, sendo que “a recuperação do gado afetado é praticamente impossível, o que reforça o papel estratégico da imunização no enfrentamento da doença”. A notificação permite às autoridades a realização de ações visando desinfectar o local atingido, reduzindo assim os riscos de o vírus afetar outros animais.

A raiva é transmitida aos bovinos, suínos, equinos, bubalinos (búfalos) e caprinos, entre outros, pelo morcego hematófago, que se alimenta do sangue destes animais. Os sintomas apresentados pelos animais são agitação, agressividade, salivação abundante, falta de apetite, andar cambaleante, dificuldade de deglutição e para respirar, tremor muscular e paralisia. No Brasil, segundo levantamentos do Governo Federal, pelo menos 50 mil animais bovinos morrem todo ano em decorrência da doença.

VACINAÇÃO VAI ATÉ O DIA 30
Assim como na campanha da febre aftosa, as doses da vacina contra a raiva animal devem ser adquiridas pelos próprios produtores rurais, nos estabelecimentos previamente credenciados, e conservadas até o momento da aplicação em recipientes térmicos. Recomenda-se que a aplicação do medicamento seja feita por um médico veterinário ou técnico agrícola, numa região de músculo do animal.

A campanha de vacinação começou na sexta-feira, dia 1º, e vai até o próximo dia 30. Durante esse período, a veterinária orienta os produtores rurais de Quatis a apresentarem o comprovante de imunização na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, tanto da raiva quanto da febre aftosa. A apresentação do documento é obrigatória. “Sugerimos que o certificado de imunização contra a raiva animal também seja apresentado no mesmo local, a fim de tornar possível o mapeamento das ações de prevenção contra esta doença na cidade”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação Governamental (PMQ)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.