MAM comemora aniversário com exposição

Foto: Divulgação

Em comemoração aos 63 anos do Museu de Arte Moderna (MAM) Resende, a Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda abre, na próxima quarta-feira, dia 20, a exposição da artista finlandesa “Eila”. A mostra reunirá 46 obras, entre pinturas, desenhos e objetos de cimento. A abertura está marcada para às 19h, e contará com a apresentação de finlandezes que se apresentarão com trajes típicos.

De acordo com a diretora do MAM, Vanda Perantoni, a exposição comemorativa é um resgate da relação entre o museu e a colônia finlandesa, estabelecida na região em 1929 e que sempre esteve presente na vida de Resende.

— Todos os anos, comemoramos esta data com exposições de artistas que de alguma forma tiveram relação com o museu. É uma forma de homenagearmos aqueles que contribuíram para enriquecer o trabalho deste renomado espaço cultural, ressalta.

Eila Helena Lehtola Ampula (foto) nasceu em Tampere, na Finlândia, e veio para o Brasil com 13 anos, e fez parte do grupo responsável pela fundação da colônia finlandesa em Penedo. Em 1950. A artista iniciou os trabalhos de pinturas a óleo e, em 1958, buscou novos suportes para suas obras como as placas de cimento com tinta. Em 1964 redescobriu o tear manual, usado pelos finlandeses para a produção de tecidos. A artista faleceu em 2008, mas suas obras continuam expostas no Museu Eva Hildén de Cultura Finlandesa de Penedo e na sede social do Clube Finlândia.

No MAM, a mostra será dividida nos seguintes temas: cidades e casas, infância, tropicais, religiosos e trabalho. A curadoria do evento é de Sergio Fagerlande e Laura Ampula.A exposição ficará aberta à visitação de 21 de março a 10 de maio de 2013, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h30, no MAM Resende.

Outras informações 3360-6155.

Fonte: Assessoria de comunicação (PMR)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.