Argentino é escolhido o novo papa

O novo papa em seu primeiros discursos na sacada da Capela Sistina (Foto: G1)

O arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, é o novo Papa escolhido pelos cardeais no Vaticano.  O anúncio foi feito uma hora depois da escolha, sinalizada pela fumaça branca da chaminé da Capela Sistina, por volta das 15h desta quarta-feira (19h locais), dia 13. Ele passa a ser o primeiro papa latino-americano e se chamará Francisco.

O resultado foi obtido depois que as 115 cardeais – que estavam isolados desde terça-feira, dia 12, no interior da capela – realizaram cinco votações. A chaminé da Praça de São Pedro serve como um indicativo para os fiéis – se a fumaça sai preta, significa que os cardeais não esolheram um novo papa. Mas se sai branca, quer dizer que o novo papa foi eleito. O pontífice escolhido, que ainda não foi anunciado, atingiu uma maioria de dois terços (no mínimo, 77 votos).

Os cardeais votaram duas vezes na manhã desta quarta na Capela Sistina e mais duas à tarde, após a primeira votação inconclusiva na terça-feira no conclave para eleger o sucessor de Bento XVI, que renunciou em fevereiro passado .

Esse conclave teve a mesma duração do anterior, de 2005, que durou dois dias e três rodadas de votação para eleger Joseph Ratzinger como novo papa. Acreditava-se que, devido ao caráter inusitado deste conclave, a escolha do pontífice levaria mais tempo, o que acabou não se confirmando.

Fonte: Último Segundo

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.