Operação Lava Jato prende Temer e Moreira Franco

A força-tarefa da Operação Lava Jato do Rio de Janeiro prendeu na manhã desta quinta-feira, dia 21, o ex-presidente da República Michel Temer e o ex-ministro e ex-governador do Rio Moreira Franco (os dois na foto), ambos do MDB.

As prisões foram realizadas através de mandados expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro. Ao todo são 10 mandados de prisão, duas temporárias e oito preventivas, sendo uma delas a de Temer. Agentes também cumprem 26 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Paraná e no Distrito Federal.

O ex-presidente foi levado ao Rio de Janeiro em um avião da Polícia Federal e fará exame de corpo de delito do IML em um local reservado, mas não deve ser levado à sede da PF de São Paulo, na Lapa. Ele é um dos alvos da Lava Jato do Rio.

As prisões teve como base a delação de José Antunes Sobrinho, dono da empresa Engevix. Ele disse à Polícia Federal que pagou R$ 1 milhão em propina, a pedido do coronel João Baptista Lima Filho (também procurado), do ex-ministro Moreira Franco e com o conhecimento de Michel Temer. A Engevix fechou um contrato em um projeto da usina de Angra 3.

Com as prisões, Temer se torna o segundo ex-presidente preso por crime comum, depois de Lula. Já Moreira é o quinto ex-governador do Rio que deverá responder criminalmente, depois de Anthony e Rosinha Garotinho, Sérgio Cabral Filho e Luiz Fernando Pezão.

Foto: Reprodução/Internet

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.