Itatiaia realiza mais uma etapa de limpeza e desassoreamento de rios e córregos

Segue nesta segunda-feira, dia 18, o trabalho de limpeza e desassoreamento dos córregos e rios em Itatiaia. Desde a segunda-feira passada, dia 11, o trabalho é realizado no rio Acará, que passa por bairros como Jardim Itatiaia e Campo Alegre.

O primeiro trecho a receber a limpeza sob responsabilidade da prefeitura, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, foi o trecho que corta o bairro Jardim Itatiaia, no começo da semana anterior, e na sexta-feira, dia 15, a limpeza aconteceu no bairro Campo Alegre, na Avenida Simão da Cunha Gago.

A ação tem como objetivo prevenir enchentes causadas pela chuva de verão, e consiste na retirada de entulhos e materiais depositados no fundo dos rios. Uma escavadeira hidráulica e um caminhão estão auxiliando na retirada de todo excesso de areia, lama e lixo acumulados.

Para a dona de casa de casa, Adriana da Silva, moradora do bairro Campo Alegre, a limpeza veio em boa hora. “Sabemos o quanto é importante esse trabalho, principalmente para evitar possíveis cheias que possam ocorrer e prejudicar a nós moradores, por isso agradecemos o empenho da Prefeitura em realizar esse trabalho tão fundamental para a população”, disse.

O serviço de desassoreamento, conforme explica o secretário de obras, Carlos Alberto de Barros Soares, também foi realizado em outros rios e córregos do município. Em janeiro, os trabalhos – que costumam ser feitos periodicamente – também foram realizados no rio Santo Antônio este ano. O secretário, no entanto, também pede a colaboração da população

– Esse trabalho ajuda a prevenir a elevação do nível de água, evitando enchentes e por isso também contamos com a colaboração de todos para a preservação do rio e suas margens, mantendo a limpeza e evitando o acúmulo de lixo no local – completa.

A primeira etapa da limpeza no Rio Acará compreende cerca de 1,5 metros de extensão e previsão é que o serviço termine na próxima sexta-feira, dia 22. Após a conclusão da limpeza no local outros rios receberão o serviço.

Foto: Divulgação/PMI

Fonte: Assesssoria Especial de Comunicação (PMI)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.