Eleitores faltosos nas últimas três eleições têm até maio para regularizar situação

Atualizado quinta-feira, dia 28, às 14h22

Quem deixou de votar e não justificou a ausência às urnas nas últimas três eleições (sejam elas regulares ou suplementares) poderá ter o título cancelado nos próximos meses. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a lista com os nomes dos eleitores em situação irregular já foi divulgada pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) em cada estado e no Distrito Federal.

Em todo o país, de acordo com o TSE, mais de 2,6 milhões de pessoas estão nessa situação e precisam comparecer aos cartórios eleitorais no período de 7 de março a 6 de maio. É importante lembrar que cada turno de um pleito corresponde a uma eleição. Em Resende e Itatiaia, a 198ª Zona Eleitoral divulgou nesta terça-feira, dia 26, a lista de cada um dos municípios atendidos. A 31ª Zona Eleitoral, que atende apenas Resende, divulgou sua lista na quinta-feira, dia 28 (confira as listas ao final dessa matéria).

O eleitor que não fizer sua regularização junto a Zona Eleitoral onde vota poderá perder uma série de benefícios:

– Obter passaporte ou carteira de identidade;

– Receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como de fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição;

– Participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias;

– Obter empréstimos nas autarquias, nas sociedades de economia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos;

– Inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado;

– Renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;

– Praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda;

– Obter certidão de quitação eleitoral (conforme disciplina a Resolução-TSE nº 21.823/2004);

– Obter qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

CARTÓRIOS ELEITORAIS DE RESENDE DIVULGAM LISTAS
Em nota divulgada no final da manhã desta terça-feira, dia 26, a 198ª Zona Eleitoral, que abrange parte de Resende e toda Itatiaia, publicou o seguinte texto:

“O EXMO JUIZ DA 198ª ZONA ELEITORAL INFORMA QUE, OS ELEITORES QUE DEIXARAM DE VOTAR NOS ÚLTIMOS TRÊS PLEITOS, CONSTANTES DA LISTAGEM EM ANEXO, DEVERÃO COMPARECER AO CARTÓRIO ELEITORAL NO PERÍODO DE 7 DE MARÇO A 6 DE MAIO DE 2019, PARA QUITAÇÃO E REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO, SOB PENA DE CANCELAMENTO DO MESMO”.

Confira aqui a lista de eleitores faltosos de Resende
Confira aqui a lista de eleitores faltosos de Itatiaia

E nesta quinta-feira, dia 28, foi a vez da 31ª Zona Eleitoral, que atende a área principal de Resende (onde fica o Centro e bairros próximos, além da Grande Alegria e Acesso Oeste) de divulgar a sua lista de eleitores.

Quem preferir, pode consultar a situação do seu título diretamente no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet, informando seu nome completo e a data de seu nascimento.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.