Um Dom Quixote pelas ruas de Resende

Quem passou pela Praça Oliveira Botelho, no Centro de Resende, na manhã desta terça-feira, dia 4, teve a oportunidade de conhecer um personagem da literatura mundial. Dom Quixote de La Mancha, criado pelo escritor Miguel de Cervantes, marcou presença no local, e atraiu estudantes e curiosos que passavam pelo local.

Quem dá vida ao personagem descrito como um sonhador é o ator Maksin Oliveira (foto). Natural de Volta Redonda, mudou-se para o Rio de Janeiro há 15 anos, onde também é professor de Artes Cênicas. Ele falou do desafio de adaptar para as ruas o espetáculo “O Incansável Dom Quixote”, inicialmente encenado nos palcos.

– A rua traz essa necessidade de interagir com a cultura popular, e por isso meu personagem faz alusões à contemporaneidade. A obra do Dom Quixote é ampla, e portanto, decidimos mostrar a essência do personagem com uma pessoa idealista, perseverante, e as relações entre o sonho e a loucura, abordando também a problemática da intolerância e da incompreensão – explica o ator.

Quem ainda não viu Dom Quixote, ele estará em Resende até o final da tarde desta terça. O personagem se despede do público local a partir das 16 horas, no Calçadão de Campos Elíseos (próximo ao totem de monitoramento).

O espetáculo é parte integrante da programação do Festival de Teatro de Resende (Fester), que neste ano tem como seu carro-chefe os espetáculos realizados nas ruas, parques e praças das zonas urbana e rural, com exceção de “Anamnese”, que será encenado nesta quarta-feira, dia 5, no palco do Espaço Z.

TEATRO NA ZONA RURAL
A Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM) fez um balanço sobre os espetáculos realizados no final de semana. Segundo a fundação, “Essas mulheres…”, encenado no sábado, e “Uma Mala para Dois Palhaços”, no domingo, atraíram um público de 400 pessoas, entre crianças e adultos, sendo que grande parte nunca havia assistido a um espetáculo teatral anteriormente. O que vem atendendo as expectativas dos organizadores do festival.

De acordo com a presidente da Casa da Cultura, Denise Assis, pela primeira vez o Fester está levando espetáculos teatrais para comunidades da zona rural, com o intuito de cumprir o papel social de levar a arte e a cultura para todos os cantos do município.

– Os resultados dos primeiros dias de Fester foram muito significativos, reunindo um público bastante diversificado, composto por crianças, adultos e idosos, muitos deles tendo acesso ao teatro pela primeira vez. No caso da Vila da Fumaça, por exemplo, a população estava há pelo menos 30 anos sem receber uma atividade como essa. Por isso, é muito gratificante ver a emoção das pessoas. Esperamos, até domingo, emocionar outras plateias com espetáculos de alto nível – conta Denise.

No sábado, as apresentações foram realizadas às 10h da manhã, na Cidade Alegria, abrindo o festival, e às 16h, na Vargem Grande. Já no domingo, as encenações ocorreram pela manhã, no Parque Tobogã, com anfiteatro cheio, e durante a tarde na Vila da Fumaça, onde um número aproximado de 300 pessoas acompanhou o espetáculo.

Confira a programação:

Quarta, dia 05/12
Espetáculo: “Anamnese”, de Resende
15h e 19h – Espaço Z

Quinta, dia 06/12
Espetáculo: “Cirquinho”, de Resende
10h – Em frente a E.M. Dr. Jorge Miguel Jayme, Rua 1, na Vila Isabel/Contorno
16h – Praça do Centenário

Sexta, dia 07/12
Espetáculo: “João e Maria na Perna de Pau”, do Rio de Janeiro
10h – Praça da Serrinha do Alambari
15h – Praça São Pedro, no Surubi

Sábado, dia 08/12
Espetáculo: “O Casamento Suspeitoso”, de Resende
10h – Lote 10, em Visconde de Mauá
16h – Praça da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Paraíso

Domingo, dia 09/12
Espetáculo: “Flor da Memória”, de Seropédica/RJ
10h – Parque das Águas
16h – Praça da Igreja São Benedito, em Engenheiro Passos

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.