Operação Membeca chega esta semana a Quatis e Resende

Militares da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), de Juiz de Fora/MG, além das tropas vindas de Montes Claros e Belo Horizonte, também em Minas Gerais, além de Macaé e Rio de Janeiro estarão a partir desta quarta-feira dia 31 de outubro, até o dia 2 de novembro presentes em Quatis, Resende e outras localidades adjacentes, estarão realizando a Operação Membeca. O objetivo, segundo a Seção de Comunicação Social da Brigada, é “realizar o adestramento de suas tropas em ambiente simulado de uma operação de amplo espectro”.

Ainda de acordo com a Brigada, o “Exercício de Adestramento Avançado visa ao aprimoramento do emprego de tropas e à promoção das ações de comando a serem desenvolvidas pelos Comandantes dos mais diversos níveis”. Durante o período em que estarão na região, os militares realizarão Patrulhas a pé e motorizada; Posto de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE); Problemas Militares Simulados (PMS); Assalto Aeromóvel; Operações de Junção; e outras atividades em Ambiente de Montanha.

A Operação Membeca é realizada todos os anos na Região das Agulhas Negras pela 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha). No ano passado, o evento aconteceu entre os dias 8 e 12 de outubro em Resende e Itatiaia, no estado do Rio de Janeiro.

Durante a operação, a Brigada, conhecida pelo nome de “31 de Março”, esteve presente com mais de 700 militares, e cerca de 100 viaturas, “cumprindo missões no contexto de um conflito contemporâneo”. As tarefas realizadas pela tropa também permitiram o adestramento no ambiente operacional de montanha, sendo cenário o Parque Nacional do Itatiaia (PNI).

Foto: Divulgação

Fonte: Seção de Comunicação Social (4ª Bda Inf) 

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.