Melhorou? Sim, mas pode melhorar mais!

Maria Gorete (à esquerda) se mostrou confusa com as plataformas do terminal; Claudemir reclamou dos motoristas que não deixam o pedestre passar pela faixa; Grasiela (à direita) sugeriu que sejam colocadas tabelas com horários dos coletivos

“Estou achando estranho essa mudança, pois aqui tem várias linhas e dois pontos de espera, não sei onde tenho que esperar o ônibus”, disse a dona de casa Maria Gorete Carvalho Landim, que aguardava no começo da tarde desta sexta-feira, dia 21, o ônibus para Bocaina de Minas/MG, onde visitará a filha.

Moradora de Barra Mansa, e mesmo admitindo que houve melhorias, ela ficou perdida com o local de embarque e desembarque dos ônibus, já que ainda não há placas indicativas nas plataformas do novo terminal construído pela Prefeitura de Resende em parceria com o RodoShopping Graal, no bairro Paraíso.

Essa foi uma das constatações observadas pela equipe do jornal BEIRA-RIO ao chegar no terminal inaugurado na semana passada. A multiartista Grasiela Müller, que aguardava o ônibus para Visconde de Mauá, fala que a falta de uma placa indicativa dos horários dos coletivos.

– Pra mim que não moro aqui em Resende, a gente se perde com os horários de ônibus. Deveria ter uma placa com os horários, pois nem todos têm acesso a internet e os motoristas não sabem nos informar – respondeu Grasiela, que utiliza o terminal pela segunda vez.

Para a esteticista Ana Carolina Valeriano, que mora em Porto Real, a inauguração do novo terminal traz mais conforto ao passageiro, mas ainda precisa de melhoras. “Agora à tarde, por exemplo, tem batido muito sol do lado da plataforma onde os passageiros aguardam os ônibus intermunicipais, e uma outra moça que estava perto de mim disse que pode chover hoje. Eu mesma tive que mudar de plataforma por causa do sol”, acrescenta.

Passageira aguarda ônibus intermunicipal sob sol forte

Outro passageiro, que aguardava ao lado das filhas o ônibus com destino ao bairro Fazenda da Barra III, o ajudante de pedreiro Claudecir da Silva aponta outro problema. “O problema maior do novo terminal é atravessar a rua quando você vai para o Paraíso ou volta para o ponto. Mesmo com a faixa de pedestre, tem muito motorista que não obedece e não para quando um pedestre quer passar. Fora isso, não tenho o que reclamar”.

REIVINDICAÇÃO ATENDIDA
Em funcionamento desde sexta-feira, dia 15, o novo terminal foi construído após cinco anos de abrigos improvisados que mal protegiam da chuva, calor, vento e bandidos os passageiros que necessitam de embarcar e desembarcar no terminal localizado na parte inferior da Graal. A obra, que levou três meses para ficar pronta, era uma reivindicação dos passageiros desde que o trânsito das ruas do Paraíso passou por mudanças, em julho de 2013.

A reportagem do jornal BEIRA-RIO, junto com os passageiros entrevistados constatou que a cobertura do terminal é menor do lado onde circulam os coletivos intermunicipais, possibilitando que o sol penetre no local durante à tarde e atrapalhe a vida de quem precisa embarcar para municípios vizinhos. A mesma cobertura também poderia não proteger de uma forte chuva

Passageiros desembarcam mesmo antes de veículo chegar na plataforma do terminal

Outra falha é o fato das plataformas serem curtas e estreitas, podendo causar um acidente em caso de grande concentração de passageiros nos horários de pico. Há apenas um banco em cada uma das duas plataformas cobertas e não existe sinalização para apontar por onde passam ônibus locais e intermunicipais (apenas alguns papéis improvisados e colados nos pilares do lado esquerdo, indicando onde passa as linhas locais).

Durante a realização da matéria, mesmo com o relato de Claudecir sobre a dificuldade em atravessar a rua, no começo da tarde o tráfego seguia tranquilo pela rua sinalizada ao lado do terminal.

Outro flagrante foi o momento em que dois ônibus locais pararam ao mesmo tempo em uma das plataformas. O que ficou atrás não esperou e deixou os passageiros desembarcarem fora do terminal.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.