Mulheres de Resende em defesa da dignidade e do voto

Cartaz do evento nas redes sociais (Foto: Divulgação)

Quase uma semana depois do movimento realizado por um grupo de mulheres (e também homens) que defendem o voto no candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL), no Parque das Águas, outro grupo – de oposição ao candidato – participará nesta sexta-feira, dia 21, da Marcha das Mulheres das Agulhas Negras, movimento organizado pela União Brasileira de Mulheres (UBM) em Resende.

Segundo a presidente do núcleo da UBM de Resende, Cláudia Luisa de Oliveira, o público que confirmou presença no evento – que levantará as bandeiras das campanhas “Mulher seu Voto não tem Preço” e “Mulheres Contra Bolsonaro” – superou as expectativas.

– Já atingimos a nossa meta, pois esperávamos um número razoável de participantes. No começo, a gente pretendia levar um grupo pequeno, já que somos apenas 22 mulheres, mas a coisa tomou uma dimensão um pouco maior e achamos isso positivo – respondeu Cláudia, destacando que está confirmada a presença de 100 pessoas, entre homens e mulheres.

Ela vê com tristeza a adesão de algumas mulheres à campanha que é realizada pelos que defendem o candidato do PSL, muito criticado nas redes sociais por suas declarações consideradas machistas e misóginas. “Penso que é parte de desinformação, elas não têm a devida informação sobre a pessoa do Bolsonaro, tanto do que fez e também não fez como político e também da sua conduta fascista e machista, além de nunca ter criado políticas públicas sociais e em prol da saúde pública. Como a gente vai defender uma pessoa que defende a violência contra a mulher? Acho um retrocesso o apoio dessas mulheres a esse tipo de candidato”.

A presidente ainda lembra que o movimento vem ganhando adesão, e acredita que a adesão à marcha deverá atrair ainda mais pessoas nesta sexta-feira. Grupos de mulheres de partidos políticos (PT, PPS e PCdoB), dos direitos das LGBTs, da Igreja Católica e de religiões de matriz afro, além daquelas que não pertencem a nenhum grupo em especial, fora alguns grupos masculinos.

ENTIDADE DEFENDE FORÇA DO VOTO FEMININO
O lançamento do movimento “Mulher seu Voto não tem Preço” pela UBM – entidade apartidária e sem fins lucrativos que surgiu em 1988 para defender os direitos das mulheres – foi no último dia 10, pelo núcleo nacional. Na ocasião, a plataforma eleitoral da UBM também foi apresentada. Segundo a página da UBM nacional, “as eleições 2018 serão fundamentais para a retomada da democracia, e o voto feminino jogará papel decisivo”.

A entidade aproveitou para falar dos 30 anos da UBM no país. “No semestre que celebramos os 30 anos da UBM, apresentaremos 30 propostas à sociedade brasileira e as candidaturas que somam esforços na luta pela emancipação das mulheres, por mais direitos e contra os retrocessos”, completa.

O evento de Resende acontece a partir das 17 horas, no calçadão de Campos Elíseos, com concentração em frente ao Banco do Brasil.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.