Engenheiro Passos ganha sua Estação de Tratamento de Esgoto

Na próxima terça-feira, dia 11, será inaugurada a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Engenheiro Passos. A unidade, que atende a todo o distrito, está operando de forma plena, com 100% de sua capacidade. Para isso, a estação conta com uma infraestrutura completa, que inclui sistema de esgotamento sanitário com 2.200 metros de extensão, entre redes coletoras e linhas de recalque, além de cinco elevatórias de esgoto.

Com o funcionamento da nova ETE, Resende passa a ter 72% de seu esgoto doméstico tratado – percentual muito superior a média nacional, que não chega a 45%; e mais que o dobro da média estadual, que é de 33,57%, segundo estudo do Instituto Trata Brasil, intitulado “Ociosidade das Redes de Esgoto”. O novo índice coloca Resende como uma referência regional, se aproximando das maiores médias de tratamento de esgotos do país.

De acordo com o presidente da Sanear – agência reguladora e fiscalizadora dos serviços de saneamento básico no município – José Renato Carvalho, a unidade de Engenheiro Passos passou a tratar todo esgoto doméstico do distrito, que antes era apenas afastado, removendo até 90% das cargas poluentes e devolvendo ao córrego Água Branca um efluente que não causa prejuízos ao meio ambiente e à saúde da população. Devido à sua estrutura, a estação tem capacidade para tratar 8 litros de esgoto por segundo.

Além da nova ETE Engenheiro Passos, outras nove estações já estão em funcionamento no município. São elas: ETE AMAN, Alegria, Contorno, Monet, São Caetano, Isaac Politi, Mauá, Capelinha e Fumaça. A inauguração da ETE Engenheiro Passos será às 10h, na Rodovia Sebastião Alves do Nascimento, em frente ao Posto de Saúde.

Fotos: Carina Rocha/PMR

Fonte: Assessoria de Comunicação (PMR)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.