Descarte solidário de lixo eletroeletrônico chega a Resende

Monitores, gabinetes e impressoras de computadores estão entre os materiais que podem ser descartados (Foto: Carina Rocha/PMR)

Depois de ser realizado em Barra Mansa e Volta Redonda, o projeto Descarte Solidário de Lixo Eletroeletrônico finalmente chega a Resende. A iniciativa, que é do Rotary Club, promove o descarte correto de equipamentos eletrônicos, e ainda destina a renda a entidades filantrópicas. No município das Agulhas Negras, o projeto será realizado no próximo dia 26, com o apoio da prefeitura e acontecerá durante o Domingo no Parque, no Parque das Águas, das 9 às 15 horas.

Segundo os organizadores do evento, neste dia poderão ser depositados nas caçambas que serão instaladas em frente ao Parque qualquer tipo de resíduo eletroeletrônico, como computadores, ventiladores, aparelhos de controle remoto, impressoras, celulares, mouses, teclados, televisores, DVDs e outros aparelhos. Após a realização do dia D, todo o material arrecadado, segundo o Rotary Club, será vendido para empresas especializadas e o lucro será revertido para instituições sociais, entre elas a Casa da Amizade, a Frente Nacional de Combate ao Câncer (FNCC), e a Associação de Catadores Recicla Resende (ACRR).

Segundo o presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente de Resende (Amar), Wilson Moura, o descarte incorreto gera inúmeros problemas para a natureza. “Conseguir fazer o descarte correto dos resíduos eletroeletrônicos é um dos grandes problemas enfrentados pelas cidades e isso ocorre porque esses aparelhos têm versões cada vez mais modernas e a troca desses equipamentos é muito frequente. Em Resende, já conseguimos avançar bastante nesta questão dos resíduos sólidos, com a implantação da coleta seletiva, mas este item específico ainda é um problema, como ocorre na maioria das cidades. Por isso, a realização deste evento é tão importante”, acrescenta.

O descarte dos materiais poderá ser feito de forma simples e rápida, sem a necessidade de identificação do proprietário ou preenchimento de cadastro. Basta apenas que o morador vá até o local e coloque o material na caçamba. Para facilitar o acesso das pessoas que estiverem com aparelhos mais pesados, ou com um volume maior de resíduos para descarte, uma das pistas da Avenida Beira Rio deverá ficar aberta para o tráfego de veículos.

O evento tem motivação ambiental e social. Além disso, o cunho econômico também é valorizado, uma vez que tirar esses resíduos da natureza gera, de acordo com o Rotary Club, uma economia de aproximadamente R$ 250 mil.

DESCARTE NA ZONA RURAL
A ação de descarte do lixo eletroeletrônico já começou nesta semana na Zona Rural de Resende. Visando ampliar a ação, e atender também os moradores dessas localidades, a Amar iniciou uma ação de conscientização dos moradores da região de Visconde de Mauá, Serrinha, Capelinha, Vargem Grande, Fumaça e Engenheiro Passos para que eles façam o levantamento desse material em suas casas. O recolhimento dos resíduos será feito nas próprias comunidades rurais pela Amar alguns dias antes do evento.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.