Entidade de combate ao câncer promove Julho Verde em Resende

No dia 27 de julho, uma sexta-feira, foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. E a data não passará em branco na sede da Frente Nacional de Combate ao Câncer (FNCC) em Resende. Nesta terça-feira, dia 31, em sua clínica social, a entidade promove palestras públicas com profissionais da saúde que abordarão a prevenção do câncer de cabeça e pescoço.

O evento é parte da programação do Julho Verde, uma campanha da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) que tem como objetivo conscientizar a população sobre os hábitos que podem levar o indivíduo a desenvolver a doença na região da cabeça. As atividades começam com a palestra da cirurgiã de cabeça e pescoço, Ana Luiza de Andrade, a partir das 16h. Na sequência, se apresenta a dentista Elismara Medeiros.

O evento e a data são formas de estimular a população a dar a devida atenção à boca, um dos alvos da doença. Outros fatores importantes são o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas e o vírus HPV, sexualmente transmissível e que tem originado tumores em indivíduos com menos de 45 anos.

NOVOS CASOS CHEGAM A 41 MIL
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), os novos casos de cânceres da região de cabeça e pescoço chegam a 41 mil ao ano. Ainda de acordo com o instituto, o câncer de boca e laringe é o segundo mais freqüente entre homens. Nas mulheres, predomina o câncer de tireóide. Os tumores de cabeça e pescoço atingem boca, língua, palato duro e mole, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireóide e seios paranasais.

Para a FNCC, o trabalho de conscientização contribui para o diagnóstico precoce e a reversão do quadro clínico do paciente de forma positiva, já que tratamentos iniciados tardiamente representam 60% dos casos e deixam seqüelas no paciente.

As palestras são gratuitas e para participar basta comparecer à clínica social da FNCC, na Rua Isaac David Halpern, 94, bairro Comercial, em Resende. Outras informações pelo telefone (24) 3354-4012.

SOBRE A FNCC
A FNCC é uma entidade não-governamental, sem fins lucrativos, que assiste pacientes com câncer oferecendo em sua unidade social toda assistência complementar ao tratamento da doença, como também atua no trabalho de prevenção e conscientização. Resende recebe a quarta clínica da FNCC, presente ainda em Petrópolis e Itaperuna, no estado do Rio de Janeiro, e Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo.

Podem se cadastrar pacientes com diagnóstico de câncer maligno com mais de 18 anos. Os cadastrados tem direito à assistência social e jurídica; atendimento nutricional e psicológico – estendido a familiares; sessões de fisioterapia; terapias complementares; além de benefícios como exames de alta complexidade, medicamentos de alto custo, fornecimento de sutiã com prótese mamária, perucas confeccionadas com cabelos humanos e cestas básicas.

Foto: Reprodução

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.