Sinal analógico de TV será desligado no interior do RJ

Um ano depois do desligamento do sinal analógico de TV na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (que chegou a ser adiado para novembro do ano passado), a partir do próximo dia 28 de novembro mais 59 municípios do interior do estado passarão a receber exclusivamente o sinal digital dos canais abertos de televisão. Durante o período que antecede a migração do sinal analógico para o digital, a Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, será responsável por operacionalizar essa migração do sinal.

Segundo o presidente da entidade, Carlos Martelletto, a migração do sinal analógico de TV para o sinal digital representa um grande avanço tecnológico e coloca o Brasil no mesmo patamar de países como Estados Unidos e Reino Unido.

– Ao ser desligado, o sinal analógico de TV vai liberar a faixa de radiofrequência dos 700 MHz e permitir que as operadoras de telefonia móvel possam ativar a tecnologia 4G, que é mais veloz, tem melhor qualidade, e maior cobertura, inclusive em ambientes fechados – afirma.

A estratégia da Seja Digital, segundo Patrícia Abreu, diretora de comunicação, é implementar campanhas e ações que mantenham a entidade muito próxima das comunidades menos digitalizadas em cada uma das cidades. “O processo acontecerá de maneira semelhante ao que fizemos em mais 600 cidades brasileiras”.

Além da campanha com filmes na TV e na internet, a entidade também promoverá peças de comunicação por toda a região e equipes atuando em locais estratégicos para abordar a população e orientar sobre a instalação da antena, do conversor e como fazer o agendamento para retirar o kit gratuito, que é distribuído pela própria entidade para a população de menor renda atendida pelo Governo Federal.

A lista com os nomes é fornecida pelo Governo para que a Seja Digital informe ao público por meio de cartas e campanhas de comunicação e possa agendar a retirada dos equipamentos. Os kits são compostos de antena digital e conversor com controle remoto.

Para saber se tem direito ao kit gratuito, a população das 59 cidades deverá acessar o site da Seja Digital ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Se o nome estiver na lista, o beneficiado deverá escolher dia, horário e local para agendar a retirada do kit.

Caso não esteja na lista, basta preencher o formulário com os dados de contato para que a pessoa possa receber em primeira mão a orientação necessária sobre como preparar sua residência para receber o sinal digital de TV.

SOBRE A ENTIDADE
A Seja Digital foi criada por determinação da Anatel, e tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits gratuitos com antena digital e conversor com controle para as famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal.

Além da distribuição de kits, a entidade também tem como objetivos “aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico”.

Esse processo teve início em abril de 2015, em municípios de Goiás, Brasília e cidades-satélite do Distrito Federal. De acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

No interior fluminense, o sinal analógico será desligado nos seguintes municípios: Angra dos Reis, Aperibé, Araruama, Areal, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Barra do Piraí, Barra Mansa, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Carmo, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Iguaba Grande, Italva, Itaperuna, Itatiaia, Laje do Muriaé, Macaé, Macuco, Mangaratiba, Mendes, Miguel Pereira, Miracema, Nova Friburgo, Paracambi, Paraíba do Sul, Paraty, Paty do Alferes, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Bonito, Rio Claro, Rio das Flores, Rio das Ostras, Santo Antônio de Pádua, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, São João da Barra, São José de Ubá, São José do Vale do Rio Preto, São Pedro da Aldeia, Sapucaia, Saquarema, São Sebastião do Alto, Silva Jardim, Teresópolis, Três Rios, Valença, Varre-Sai, Vassouras e Volta Redonda.

Você pode gostar

One thought on “Sinal analógico de TV será desligado no interior do RJ

  1. Olá!
    Poderiam me dizer o porquê que Casimiro de Abreu está tão atrasado no assunto da era digital?
    Não temos sinal algum aqui.O analógico é péssimo!
    As operadoras de celular são péssima de sinal em questão de 4G.
    Agradeço se alguem puder me responder!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.