Jogo do Brasil altera rotina de repartições públicas

Sede da Prefeitura de Resende não terá expediente na maioria das repartições públicas

Nesta segunda-feira, dia 2, com a realização do jogo Brasil x México, pelas oitavas de final da Copa do Mundo, as prefeituras da região decretaram ponto facultativo. Em Itatiaia, a prefeitura decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais. Porém, os serviços essenciais, como o atendimento no Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros, situado no bairro Jardim Itatiaia, e no Posto de Saúde 24h de Penedo, além da Policlínica Municipal funcionarão normalmente.

De acordo com a Secretaria de Obras, o serviço de recolhimento de lixo também será feito na escala normal dos dias úteis, seguindo o calendário de cada bairro. Ainda nos dias de meio expediente, a Guarda Municipal continuará atuando na segurança do patrimônio público e controle do trânsito. Os contatos com a Guarda Municipal e com Defesa Civil podem ser feitos pelos telefones (24) 3352-6752 ou 153.

Em Resende, os funcionários também não terão expediente nas repartições públicas municipais até o meio-dia desta terça-feira, dia 3. Mas os serviços essenciais, como recolhimento de lixo, atendimento de urgência e emergência em saúde, além da Defesa Civil funcionarão regularmente, ou em sistema de plantão.

Também funcionarão regularmente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Grande Alegria, o Pronto-Atendimento do Paraíso e a Central de Ambulâncias, cujo telefone de contato é 3381-4493.

O recolhimento do lixo doméstico, fundamental para a manutenção da saúde pública, também será mantido de forma regular. Além deste contato, durante a noite, das 19h às 7h, uma equipe permanecerá na sede do serviço, no Centro Administrativo da Prefeitura, onde os contatos podem ser feitos pelo telefone 3360-9260.

Já os problemas relacionados à falta d’água ou vazamento de esgoto devem ser comunicados à empresa Água das Agulhas Negras, através do número 115.

Em Quatis, a maioria das repartições públicas da prefeitura não funcionará nesta segunda-feira. Elas fecham às 17 horas de sexta-feira, dia 29, e reabrem às 8h da próxima terça-feira, dia 3. Já as escolas municipais vão funcionar em horário reduzido. Segundo a Secretaria de Educação do Município, no turno da manhã, as aulas acontecem de 7 às 9h30. Já os alunos matriculados no turno da tarde vão estudar de 15  às 17h30.

Responsável pelo projeto EJA (Educação de Jovens e Adultos), a Escola Pessoa de Barros, cujas atividades acontecem no período noturno, funcionará normalmente. Por sua vez, nas duas creches municipais de Quatis, não haverá atividades para as crianças.

Os serviços considerados essenciais, entre eles, a Guarda Municipal, o Hospital São Lucas (pronto socorro), recolhimento de lixo, limpeza urbana, abastecimento de água e coleta de esgoto vão trabalhar durante o ponto facultativo em esquema de prontidão.

Em Barra Mansa, também haverá ponto facultativo nas repartições públicas, mas em alguns setores, como a saúde e educação, terão funcionamento em horários especiais. As escolas municipais funcionarão pela manhã, de 7 às 9h30 e a tarde a partir das 14h30. As creches e núcleos infantis terão expediente normal, das 7 às 17 horas.

O funcionamento dos postos de saúde será entre 7h e 10h, enquanto o Pronto Socorro Municipal e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) permanecem com seu funcionamento inalterado, assim como a UPA e o Hospital da Mulher.

O decreto não afeta os serviços da guarda e proteção patrimonial e funerária municipal. Os atendimentos de emergência do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e da Defesa Civil acontecerão em regime de plantão. A coleta de lixo prossegue sem alterações.

Foto: Jenny Faulstich/PMR

Fontes: Assessorias de comunicação das prefeituras

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.