Começa a vacinação contra a gripe em toda em região

Começa nesta terça-feira, dia 24, em todo o território fluminense (em virtude do feriado de São Jorge nesta segunda-feira, dia 23) a Campanha de Vacinação contra o vírus Influenza, popularmente conhecido como gripe. Em várias cidades da Região das Agulhas Negras, entre elas Resende, a imunização será voltada para grupos prioritários compostos por gestantes, idosos, população carcerária e funcionários do sistema, profissionais da saúde, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos.

No município, a vacinação das pessoas entre cinco a 60 anos será feita mediante indicação médica, atestando que o paciente tenha alguma dessas doenças: doença respiratória crônica; doença cardíaca crônica; doença renal crônica; doença hepática crônica e doença neurológica crônica, além de pacientes com diabetes, imunossupressão, obesidade, transplantados e portadores de trissomias (anomalia cromossômica). A vacinação nesse caso poderá ser feita entre os dias 14 e 18 de maio.

A vacinação a ser realizada este ano em todo o hemisfério sul será trivalente, seguindo uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacina protege contra três tipos de variantes do Influenza (A H1N1, A H3N2 – esta última causando uma epidemia no último inverno do hemisfério norte, e Influenza B). A vacinação será desenvolvida de 24 de abril a 1º de junho, de segunda a sexta-feira, além de um dia D, que acontece em 12 de maio (sábado), sempre das 8h às 17h, nos postos de saúde. A vacina tem validade de um ano.

O primeiro grupo a ser vacinado, segundo o calendário municipal serão os idosos, presos e funcionários do sistema carcerário, além das gestantes. Confira o calendário completo:

24/04 a 27/04 – Idosos, presos e funcionários do sistema carcerário
24/04 a 1º/06 – Gestantes e idosos
30/04 a 04/05 – Profissionais da saúde
07/05 a 11/05 – Puérperas (mulheres que deram a luz há 45 dias) e crianças com idade entre 6 meses e menos de 5 anos
12/05 – Dia D – Todos os grupos
14/05 a 18/05 – Crianças a partir de 5 anos até adultos com mais de 60 anos com comorbidades (todos com prescrição médica)
21/05 a 25/05 – Professores das redes pública e privada de ensino
28/05 a 1º/06 – Todos os grupos

OUTROS MUNICÍPIOS
Em Itatiaia, a campanha começa também nesta terça-feira, às 13h30 para todos os grupos prioritários. A meta é vacinar 100% do público alvo, o que corresponde a 7.396 pessoas. O município segue o cronograma do Ministério da Saúde. As gestantes e os idosos podem se vacinar a partir desta terça-feira até o final da campanha, no dia 1º de junho. De 30 de abril a 5 de maio a vacinação é destinada para os profissionais de saúde. Crianças de seis meses a menores de cinco anos e puérperas serão imunizadas de 7 a 11 de maio. Já no dia 12 de maio acontece o “Dia D” da campanha, onde serão imunizados todos os grupos.

Entre os dias 14 e 18 de maio serão imunizados as pessoas de 5 anos a menos de 60 anos com comorbidades, além de portadores de doenças crônicas, com a apresentação da prescrição médica. Os professores das escolas públicas e privadas serão vacinados de 21 a 25 de maio e entre os dias 28 de maio a 01 de junho a imunização abrange todos os grupos.

No dia 24, as doses da vacina estarão disponíveis a partir das 13h30, e a partir do dia 25 a vacinação acontecerá das 8 às 16h, na Policlínica Municipal, no Centro, e nas unidades de saúde dos bairros Vila Magnólia, Vila Flórida, Vila Esperança, Campo Alegre, Penedo, Maromba e Marechal Jardim. Para receber, o morador deve procurar a unidade de saúde referente ao seu bairro, com o cartão de vacinação.

Em Porto Real, todas as Unidades de Saúde da Família e ainda o Policlínico do Fátima e a Central de Vacinas vão realizar a campanha de segunda a sexta, das 8h às 17h. A coordenadora de Imunização, Kátia Virgílio, explicou que a meta é vacinar cerca de 90% do público-alvo, correspondente a 4.560 pessoas.

A partir de terça, até o dia 18 de maio serão vacinados trabalhadores de saúde, idosos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), e crianças a partir de 6 meses até 5 anos. Do dia 21 de maio até 1º de junho, é a vez dos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, e professores. Em 12 de maio será o dia D da campanha, quando todos os grupos prioritários acima serão vacinados.

Em Quatis, a campanha acontece em sete unidades médicas da rede pública, cinco delas situadas na área urbana e as outras duas na zona rural: Clínica da Família (bairro Nossa Senhora do Rosário); unidades do Programa Saúde da Família dos bairros Mirandópolis, Jardim Independência e Jardim Pollastri; postos de saúde dos distritos de São Joaquim e Falcão, ambos na zona rural, além da Casa da Criança, que funciona na Praça Getúlio Vargas 7, próximo à igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário (onde somente crianças receberão as doses). Segundo a secretária municipal de Saúde, Ana Lúcia Galvão, a expectativa da prefeitura é vacinar um total de 3.286 moradores até o dia 1º de junho. A aplicação das doses acontecerá de 9 às 16h30m, de segunda a sexta-feira.

CONTRAINDICAÇÕES
As contraindicações à vacina, segundo o Ministério da Saúde, são para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.

Fotos: Divulgação/PMI

Fontes: Assessoria de Comunicação (PMR)/Assessoria Especial de Comunicação (PMI)/Assessoria de Comunicação (PMPR)/Coordenadoria de Comunicação Governamental (PMQ)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.