Preservação às margens do rio Bananal no Dia da Terra

No próximo domingo, dia 22, a Associação de Moradores e Amigos do Vale da Bocaina (Amovale), sediada em Bananal/SP, realiza a quinta expedição ao Rio Bananal. O evento – que será realizado no Dia da Terra – promoverá o replantio de mudas de diferentes espécies de árvores, entre elas de ingá de metro, jenipapo, timbó, goiaba, ipê, embauba, pacová de macaco e grumixama às margens do rio Bananal, que banha o município-sede e também passa por municípios como Barra Mansa.

– São eventos para recomposição de mata ciliar com o objetivo de proteger as margens do Rio Bananal que abastece a cidade e também o Rio Paraíba do Sul, evitar o assoreamento e ao mesmo tempo, conscientizamos sobre os males do desmatamento e os benefícios que nossa ação trarão para o nosso futuro – revela a administradora da página e responsável pela comunicação na Amovale, Luiza Almeida Monteiro.

Ela fala dos resultados obtidos com as primeiras quatro expedições. “Os resultados alcançados são ótimos. Muitos que participaram das primeiras expedições reconhecem a árvore que plantaram, e o clima de alegria por estar em contato com a Natureza, nos causa muito prazer”.

Para participar da expedição, não é preciso ser associado à Amovale, de acordo com Luiza. As expedições anteriores contaram com as participações dos alunos de Biologia da Unifoa, de Volta Redonda; do clube de Jipeiros de Barra Mansa e Volta Redonda, dos Desbravadores Pioneiros do Vale e dos alunos das escolas da região. A previsão da Amovale é de que mil mudas sejam plantadas nessa expedição. “Quanto mais gente melhor. Será uma homenagem ao Dia da Terra e contamos com a participação de todos nesse dia”, espera Luiza.

SOBRE A AMOVALE
A Associação de Moradores e Amigos do Vale da Bocaina, conhecida como Amovale, é uma organização de caráter comunitário sem fins lucrativos, criada há cinco anos (em 24 de março de 2013) em Bananal, no Vale do Paraíba Paulista, cuja área de atuação se limita ao vale do rio Bananal, numa extensão que vai do km 1 ao km 20 da estrada da Bocaina (na rodovia SP-247).

A Amovale tem foco na preservação do meio ambiente, e também se propõe a estimular o desenvolvimento sócioeconômico e cultural da comunidade onde atua. O que motivou a criação da Associação foi o fato das pessoas perceberem que unidas de forma institucional teriam maiores condições de buscar melhorias para a comunidade através de empreendimentos diversos. Para outras informações sobre o evento, o telefone da Amovale é (12) 98213-3410.

Fotos: Divulgação

Você pode gostar

One thought on “Preservação às margens do rio Bananal no Dia da Terra

  1. Gratidão pela divulgação desse evento tão importante para todos nós. Preservar, cuidar e amar nosso lar, a Terra, deve ser nossa atitude no dia a dia. Cuidemos do meio ambiente com alegria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.