Aplicativo ajuda na preservação de nascentes de rios

O Brasil possui cerca de 12% das reservas de água doce presentes no mundo. Apesar disso, há áreas críticas, onde a escassez hídrica deixou de ser apenas uma ameaça. A maioria das pessoas só percebe que a situação hídrica está em risco quando a localidade onde moram passa por racionamentos ou cortes de água.

Para conscientizar e alertar as pessoas de que, muitas vezes, os problemas relacionados à falta de água começam nas nascentes dos rios, está disponível para a população o aplicativo Plantadores de Rios.

A iniciativa tem como objetivo proteger e recuperar nascentes e Áreas de Preservação Permanente (APPs), que contenham cursos de água. A proposta do aplicativo é incentivar que as pessoas se envolvam diretamente com a recuperação do meio ambiente.

A ferramenta põe em contato pessoas ou instituições dispostas a investir ou restaurar áreas vulneráveis com os proprietários de áreas rurais responsáveis pelas localidades ameaçadas. O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, explica como a ferramenta funciona.

“A pessoa entra em um aplicativo, na hora em que ela olha, ela pode saber onde tem nascentes perto dela, em quilômetros ao redor dela. E ela pode adotar uma nascente. Olha, essa nascente aqui precisa de plantio de árvore, precisa de uma cerca. Então a pessoa pode adotar essa nascente. Por meio da internet, ele entra em contato com o proprietário, diz que quer adotar a nascente e o proprietário fecha um relacionamento entre eles”, afirma.

O software conta com informações do sistema ambiental rural e possui mais de um milhão e meio de nascentes cadastradas. Com o aplicativo, as pessoas encontram nascentes próximas de onde estão e verificam o estado de preservação do local. Após isso, eles podem se colocar à disposição para auxiliar na recuperação da área.

Com acesso aos dados de localização do dispositivo, o Plantadores de Rios identifica e sinaliza, em um mapa, locais com vários tipos de nascentes: as que necessitam de plantio, as que têm vegetação, as nascentes adotadas pelo usuário, entre outros. É possível escolher o raio de busca, que pode variar entre um e 15 quilômetros.

ADOÇÃO
Depois de pedir para apadrinhar uma nascente, o dono do terreno onde o recurso hídrico está localizado precisa aceitar o pedido. As duas partes interessadas entram em contato direto, por meio de chat interno do aplicativo, para combinar ações de preservação. Qualquer pessoa pode participar.

O aplicativo Plantadores de Rios está disponível de graça para download em celulares com sistema operacional Android e iOS. Depois de baixar o app, o usuário precisa se cadastrar com número do CPF, para pessoas físicas, ou do CNPJ, para pessoas jurídicas. É preciso também um endereço de e-mail ativo.

A ferramenta é uma iniciativa de vários órgãos e instituições, entre eles a Agência Nacional das Águas, a ANA, uma das dez agências reguladoras do país. Outras informações e sobre como baixar o aplicativo, clique aqui.

Fotos: Reprodução/Internet

Fonte: Agência do Rádio Mais

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.