E não é que o jogo virou na Câmara de Resende? Chapa perdedora se revolta e pensa se vale a pena recorrer

Uma sessão tumultuada e com pauta única movimentou a Câmara Municipal de Resende na noite de segunda-feira, dia 26, que elegeu para o próximo biênio (2019-2020), a chapa 2, com o vereador Edson Peroba (PPS) para presidente da Mesa Diretora, De Araújo para vice, Reginaldo Engenheiro Passos para 1º secretário e o vereador Stênio Aguiar para 2º secretário. Com plenário lotado a votação que movimentou todo o fim de semana e deixou a segunda-feira tensa como adiantado pelo jornal BEIRA-RIO a votação surpreendeu na vez do vereador Odair Ozório (PSD) que apesar de inscrito na chapa 1 do vereador Tisga (PPS) resolveu se abster, o que levou ao empate entre as duas chapas. E seguindo o Regimento Interno da Casa, sempre que existe um empate nas eleições, será eleito o vereador com mais idade.

A inclusão do nome de Ozório na chapa de Tisga se deu alheio a sua vontade, assim como também ocorreu inicialmente com o vereador De Araújo, que seria o vice de Tisga, mas o De Araújo solicitou a retirada do nome, já que disse que não descumpria o acordo com o vereador Peroba feito há dois anos. Ozório manteve o nome e preferiu se abster e, no discurso, na hora da votação proclamou: “Honrarei meu mandato até o fim”, numa referência ao que foi apalavrado para a sucessão da Mesa Diretora. O voto foi comemorado pela chapa 2 e surpreendeu a maioria dos presentes. Terminada a sessão, “o presidente Roque Cerqueira tentou levar o Odair para uma conversa, mas este se recusou e saiu praticamente escoltado da Câmara”, contou um dos presentes. A partir daí começou um tumulto com xingamentos.

A vereadora Soraia Balieiro que, acreditava-se não compareceria, porque está conjuntivite, surpreendeu com a presença e com a torcida e voto pela chapa 2, mas fez questão de frisar que continua governo, assim como Marassi que também votou em Peroba afirmando que o melhor para o governo e para a cidade. Os vereadores que votaram na chapa 1, já desanimados com a derrota evitaram os discursos e limitaram-se apenas ao voto. (Veja o vídeo da votação abaixo). Boa parte do público presente era torcida dos vereadores, e a maioria não saiu animada: “Isso é seis por meia dúzia. Uma pena. Até gostaria que um vereador servidor fizesse diferença, mas na real? Vão continuar fazendo o que o prefeito quer”, falou um servidor que pediu para não ser identificado. A questão da independência dos poderes também era comentada entre os presentes, já que Tisga como líder do governo poderia comprometer a isenção legislativa, sem citar as acusações que pesam sobre o vereador, inclusive no âmbito criminal.

Os integrantes da chapa perdedora visivelmente irritados e inconformados com o voto do vereador Ozório já saíram da Câmara tentando um recurso que anule o resultado ou que tenha uma nova votação. A abstenção é um direito legítimo do vereador e não pode ser questionada. O grupo que inicialmente já contava vitória, tanto que resolveu antecipar eleição para a Mesa, pois poderiam ter deixado para o final do ano, quer alegar que é preciso uma segunda votação por causa do empate, mas isso se fundamentado deveria ter ocorrido, se fosse o caso, em seguida a primeira votação. Como isso não ocorreu, houve um descumprimento do que determina o Regimento Interno da Câmara Municipal. No artigo 32, inciso V diz: “realização de segundo escrutínio, com os Vereadores mais votados que tenham igual número de votos; persistindo o empate, prevalecerá o critério de assumir o mais idoso”. A lei ainda que omissa admite interpretação que, essa segunda votação, só se aplica quando tem mais de duas chapas inscritas e duas empatam, pois os votos que foram para a terceira, por exemplo, que desempatará as duas mais votadas.

— Será reunião hoje o dia todo. Estão decidindo se vão entrar na Justiça, revelou um servidor da Câmara sobre a chapa perdedora. Para o procurador Edgar Queiroz, um recurso da chapa pode ser encaminhado à Mesa: “Muita coisa pode acontecer. Não sei o que será decidido. É possível um encaminhamento à Justiça ou mesmo um recurso à Mesa Diretora e o presidente decidir, diz Queiroz. “Ao final da votação, o presidente considerou a chapa 2 vencedora e encerrada a eleição. É isso que entendemos”, diz o vereador eleito, Edson Peroba. A precipitação do presidente Cerqueira em fazer a eleição no início do ano e ainda colocar o vereador Odair na Mesa, sem a anuência do mesmo demonstra o que alguns vereadores da chapa 2 têm chamado de autoritarismo. O BEIRA-RIO tentou contato com o presidente Roque Cerqueira, mas até o fechamento desta matéria não teve sucesso.

Veja como votaram os vereadores:

Caio Sampaio (Rede) – Chapa 2 (Peroba)
Davi (MDB) – Chapa 1 (Tisga)
De Araujo (MDB) – Chapa 2 (Peroba)
Edson Peroba (PPS) – Chapa 2
Hick Sene (PSD) – Chapa 1 (Tisga)
Joaquim Romério (MDB) – Chapa 1 (Tisga)
Odair Ozório (PSD) – ABSTENÇÃO
Reginaldo Engenheiro Passos (PSB) – Chapa 2 (Peroba)
Renan Marassi (PPS) – Chapa 2 (Peroba)
Roque Cerqueira (PDT) – Chapa 1 (Tisga)
Sandro Ritton (PPS) – Chapa 1 (Tisga)
Sérgio Lima (PRB) – Chapa 1 (Tisga)
Soraia Balieiro (PSB) – Chapa 2 (Peroba)
Stênio Aguiar (PP) – Chapa 2 (Peroba)
Tiago Forastieri (PSC) – Chapa 2 (Peroba)
Tisga (PPS) – Chapa 1
Tivo da Fonseca (PP) – Chapa 1 (Tisga)

Confira o vídeo abaixo com a votação:

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.