Defesa Civil: “produto que caiu de caminhão não é tóxico”

Ao contrário do que foi veiculado na imprensa regional, o material que vazou ao cair de um caminhão que tombou no fim da manhã desta sábado, dia 3, em Resende, não se trata de veneno para rato. Segundo o diretor Atanagildo Alves, da Defesa Civil de Resende, o produto na verdade é líquido e costuma ser utilizado para matar ervas daninhas e não oferece qualquer risco à saúde da população.

– Estivemos no local e avaliamos a carga, mas ela não é tóxica. Se trata na verdade de um mata-mato, que é utilizado para matar essas plantas, e inclusive não há nenhum perigo. Recebemos toda a documentação da empresa responsável apontando que o material não é considerado tóxico. Tanto que o Corpo de Bombeiros nem jogou aquela espuma utilizada pra limpar material tóxico. E a própria empresa é quem está retirando o material do local com serragem, que é um produto absorvente, já que vazaram apenas uns três ou quatro galões do produto tombado – explica o diretor.

Atanagildo ressalta que o produto que vazou também não traz riscos ao meio ambiente. “No solo ele absorve sem grandes problemas, o perigo seria se essa carga tivesse vazado no rio, pois esse material acabaria com a vegetação das margens. A sorte é que onde ocorreu o tombamento não tem nenhuma boca-de-lobo que pudesse desviar o material da carga”.

O diretor revela que o produto é utilizado para eliminar o mato que cresce em locais indesejáveis nas casas, tendo eficácia de até três dias. E na zona rural é utilizado para exterminar pragas. O acidente aconteceu na Avenida Resende-Riachuelo, no trecho da rotatória em frente ao Parque de Exposições, na Morada da Colina. Ninguém se feriu.

Por volta de 12h10, os bombeiros estavam no local e a Guarda Municipal orientava o trânsito no trecho. E até o momento, a empresa responsável pela carga segue fazendo o serviço de remoção do material do local.

Fotos: Luciano Martins/Arquivo Pessoal

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.