Você já se vacinou contra a febre amarela? Não esqueça do Dia D de Vacinação!

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) promove neste sábado, dia 3, mais um Dia D de vacinação contra o vírus da febre amarela. A ideia é chamar mais uma vez a atenção da população do estado para a importância de se vacinar, uma vez que a procura pela imunização segue abaixo do previsto.

O evento acontecerá em todos os 92 municípios do estado. Segundo a SES, essa é a terceira grande mobilização desde a entrada do vírus no território fluminense e tem como objetivo ampliar ainda mais a cobertura vacinal contra a doença. A expectativa é vacinar cerca de 500 mil pessoas.

Da mesma forma que no no último dia D, realizado em 27 de janeiro, a vacinação acontecerá nos postos municipais de saúde, 29 UPAs e 11 hospitais da rede estadual. A ação terá ainda apoio de unidades do Corpo de Bombeiros, além de tendas montadas pela SES nas principais cidades que também funcionarão de 8 às 17h, ampliando os pontos de vacinação.

Em Resende, a Secretaria de Saúde segue realizando a vacinação em 28 Postos de Saúde da Família instalados nas zonas urbana e rural do município. Além disso, também haverá vacinação nas unidades básicas da Cidade Alegria, do Manejo e do Jardim Primavera, e no Centro Municipal de Imunização (antigo Posto de Saúde do Estado, localizado em frente ao Colégio Santa Ângela). Todas as unidades funcionarão das 8 às 12h. Mais de 85% da população do município já foi imunizada.

Em Porto Real, a Secretaria de Saúde atenderá no mesmo horário na Central de Vacina; no Policlínico de Fátima e nas Unidades de Saúde da Família (USF) dos bairros Centro, Jardim Real, Freitas Soares, Jardim das Acácias e Bulhões, com mais de 8,3 mil pessoas vacinadas.

Em Barra Mansa, todas as 49 Unidades Básicas de Saúde e o Centro do Idoso participarão da campanha, oferecendo a dose única da vacina das 8 às 17h, além da busca ativa atrás de moradores que ainda não se imunizaram nas áreas de abrangência de cada posto. Ao todo, mais de 126 mil pessoas foram vacinadas.

Em Volta Redonda, nove Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família participam da campanha: as unidades de São Lucas, Siderlândia, Água Limpa, Monte Castelo, Jardim Paraíba, Vila Mury, Santa Cruz, São Luiz e Volta Grande, que estarão abertas das 8 às 17h. No município, o número de pessoas vacinadas chega a 150 mil.

VACINA FRACIONADA SÓ NA REGIÃO METROPOLITANA
Desde o dia 25 de janeiro, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, 15 municípios da região metropolitana passaram a fornecer doses fracionadas da vacina: Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Seropédica.

Nos demais municípios do estado serão aplicadas doses padrão da vacina, que não deverão ser aplicadas nos seguintes casos: crianças de 9 meses a menores de dois anos; pessoas com condições clínicas especiais (vivendo com HIV/Aids, ao final do tratamento de quimioterapia, pacientes com doenças hematológicas, entre outras); gestantes;
e viajante internacional (devem apresentar comprovante de viagem no ato da vacinação).

ANGRA TEM MAIOR NÚMERO DE CASOS E MORTES
O município de Angra dos Reis, na Costa Verde, lidera até o momento o número de casos e mortes pela febre amarela no estado do Rio de Janeiro. Dos 108 casos confirmados em território fluminense, 24 deles foram registrados no município. Além disso, o número de mortes também é o maior em todo o estado (são 11 vítimas), segundo dados do último boletim epidemiológico da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do RJ (SES-RJ), divulgado nesta quinta-feira, dia 1º.

No Sul Fluminense e Centro-Sul, os municípios que registram casos de febre amarela são: Valença (18 casos e seis mortes), Rio das Flores (três casos e duas mortes), Engenheiro Paulo de Frontin (dois casos e duas mortes), Vassouras (dois casos e uma morte), Paraíba do Sul (um caso e uma morte), Piraí (um caso e uma morte) e Rio Claro (um caso e uma morte).

Segundo a SES, ainda em janeiro de 2017 a unidade estadual adotou medidas preventivas e, antes mesmo de registrar os primeiros casos de febre amarela no território fluminense, iniciou a criação de cinturões de bloqueio, recomendando a vacinação contra a doença, principalmente em municípios de divisa com Espírito Santo e Minas Gerais (áreas de risco para a doença na época). Desde julho do ano passado, todos os 92 municípios do estado foram incluídos na área de recomendação da vacina. Outras informações sobre a doença e como ajudar a prevenir podem ser conferidas no site.

Foto: Carina Rocha/PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.