Laís Amaral

Esse mundo doido e comum
De repente somos surpreendidos com a notícia que o presidente da Câmara de Vereadores de Quatis caçou o mandato do prefeito e de mais seis vereadores (numa Câmara que tem no total, nove vereadores). Como ele conseguiu aprovar a medida no plenário com três votos contra seis? Ou sua medida surpreendente foi tomada unilateralmente, ditatorialmente, alucinadamente? e ele poderia fazer isso? Claro que a Justiça se pronunciou rapidamente e uma ação, creio que acompanhada de uma liminar (e que esta teria sido o instrumento), que colocou a casa em ordem. São notícias doidas que chegam na esteira da queda de meteoros (lá fora e aqui), dilúvios (em São Paulo choveu em três dias o esperado para um mês), renúncia do Papa, a execução de um causídico, BBB13, a visita de uma blogueira anticastrista financiada pela CIA, o surgimento de mais uma meia dúzia de duplas sertanejas, o surgimento de mais uma meia dúzia de seitas pentecostais rolando a sacolinha, uma celebridade olímpica acusada de matar a namorada e a namorada do Belo mostrando no desfile da Escola de Samba que tem uma enorme tangerina no lugar da bunda. Muitas coisas em pouco mais de sete dias. Na verdade aquele vereador está em sintonia com coisas e loisas desses tempos ligeiros. Devemos perdoá-lo. Não é surpresa e tem coisa pior por aí.

Tem mudanças por aí é só querer enxergar  
Pesquisa encomendada ao Ibope pelo insuspeito jornal O Estado de São Paulo – conhecido no meio como “Estadão”, e realizada entre os dias 17 e 21 de janeiro deste ano, revelou que 62% da população são a favor dos três tipos de cotas em universidades públicas – étnicas, econômicas e para egressos da escola pública. As cotas étnicas (para negros) foram as mais apoiadas das três, obtendo 64% de aprovação. Quem acredita exclusivamente na tal meritocracia, são minguados 16%. O sistema de cotas não é invenção do governo petista. Já nos anos 60 foi utilizado nos Estados Unidos e o próprio Estado do Rio de Janeiro já ensaiara o modelo tempos atrás. Mas foi no Governo de Lula, criado por lei federal em 2003, primeiro ano do primeiro governo, que a novidade deslanchou. Oito anos depois, negros e mestiços já ocupavam o triplo de vagas nas universidades que conseguiam ocupar até 2003. Tem gente que ainda torce o nariz por não entender que o sistema é uma alavanca para colocar outros segmentos sociais em condições de igualdade. Afinal vivemos ou não em uma democracia? E o sistema de cotas é temporário, quando aqueles que nunca tiveram oportunidades reais estiverem em pé de igualdade, aí vai valer a meritocracia. A hora agora é de recuperar o tempo perdido. E o mais legal de tudo isso, é que a maioria dos brasileiros está entendendo e apoiando, como apontou a pesquisa. Legal!!

TRIPA
* O Centro Cultural Visconde de Mauá convida para o show de Bossa Nova, neste domingo, dia 24, com os músicos: Beth Rego e Marcelo Hilgenberg. O show começa às 19h30min lá mesmo no Centro Cultural Visconde de Mauá, dirigido pela querida amiga Márcia Patrocínio (ingresso a R$ 10,00) * O artista gráfico Anderson de Souza, de Volta Redonda, está expondo desde ontem, dia 21, no I Salão de Artes Visuais do Centro de Cultura França Alemanha, em Niterói. É o projeto “Urge”, que exibe obras de vanguardistas e que já percorreu diversas cidades do Sul Fluminense. Anderson é publicitário e foi um dos onze selecionados do salão, que objetiva valorizar a arte contemporânea e os novos talentos * O tradicional Inhoque da Fortuna no 107, do Odylo Franco e da Maria Carmem, que acontece todo dia 29, neste mês, por motivos óbvios, será realizado no dia 28, quinta-feira da semana que vem. Imperdível!! *A exposição “Nós de Itatiaia” continua no MAM até 15 de março, de segunda a sexta, das 9h às 17h30min. São aproximadamente 40 obras de artistas de Itatiaia. Vanda Perantonni e sua equipe promovem, sempre nos meses de fevereiro, a exposição “Nós”, com a intenção de valorizar e divulgar os artistas de Resende, Itatiaia, Quatis e Itatiaia * Provavelmente em março, mais uma companhia aérea fará paradas no aeroporto de Resende. A ‘Brava’, fará a ligação de Resende com o Rio de Janeiro * Meu amigo Carlinhos Botafogo anda desanimado com seu (nosso) time. Oswaldo de Oliveira, Jeferson, Lucas, Renato entre outros são constantemente espinafrados pelo inconformado alvinegro. Pra ele, e pra muitos já é Seedorf mais dez * Sábado depois do Carnaval nasceu mais um filo do Crustáceos da Manguaça, o ‘Suvaco da Ponte’, em Campos Elíseos. Legal a safra vai crescendo. Já nascera no pré-Carnaval o ‘Ki-Beleza’.

ANIVERSÁRIOS
Segunda, dia 18, duas damas mudaram de idade: Luzia Nobre e Regina Célia Nascimento. Na terça, dia 19, um grupo legal inaugurou idade nova: Nathalie Rouhe Salin, a minha amiga Simone Orphão I(mãe do Artur), o botafoguense (chateado) Nenen Martini e o flamenguista (sorridente) Maércio Moraes. Na quarta, dia 20, a minha amiga Márcia Caldas ficou soprou velinhas. Ontem, dia 21 foi a vez da Valéria Paiva e do gente-fina Carlinhos ‘da Licitação’ ficarem mais experientes. Amanhã o feliz tricolor, o advogado Marcelo Salviano recebe os ‘parabéns’. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.