Resende vacinando de 8 às 17h em todos os postos de saúde

A partir desta semana, todos os postos de saúde de Resende, que estavam vacinando contra a Febre Amarela apenas no horário da tarde agora passam a vacinar a partir das 8h e seguem até às 17h. Nos dois primeiros dias do novo horário de funcionamento, não há tumulto e as filas andam rapidamente, não havendo, portanto, necessidade de pressa em se vacinar.

O objetivo da ampliação do horário é vacinar a população que tenha idades entre 9 meses e 59 anos, e segundo a Secretaria de Saúde de Resende, exceto em casos de pessoas que tenham alergia aos componentes da vacina, que tenham passado por um transplante de órgãos, com imunodeficiência de qualquer natureza ou que estejam em tratamento com drogas imunossupressoras (tratamento contra o câncer) ou corticosteiroides, com histórico de doenças do timo (glândula localizada acima do coração, responsável pelo funcionamento do sistema imunológico) e portadoras de lúpus e Doença de Addison.

Pessoas com mais de 60 anos, portadoras do HIV, com tuberculose ou hanseníase, com doenças febris, autoimunes, hematológicas ou reumáticas podem ser vacinadas desde que passem por uma avaliação prévia de um médico.

A secretaria também aconselha alguns cuidados após a vacinação: mulheres deverão evitar gravidez durante 30 dias, doadores de sangue deverão aguardar mais quatro semanas depois da imunização para voltarem a doar, gestantes só poderão se vacinar em caso de surtos epidêmicos e as mães que amamentam deverão suspender o aleitamento materno durante 10 dias após a vacinação caso o bebê tenha menos de 6 meses (para isso, o armazenamento de leite para essa ocasião é importante).

Quem se vacinou no ano passado ou receber a vacina nos postos de Resende neste mês não precisará mais passar pela imunização. Em ambas as campanhas, houve a aplicação da dose única, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), garante imunidade por toda a vida.

Foto: Carina Rocha/PMR

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.