Resende tem caso suspeito de febre amarela

ATUALIZADA ÀS 18H15 de 12/01/2018

Resende tem um caso suspeito de febre amarela. Um homem por volta dos 50 anos vindo de Valença que foi atendido na UPA foi transferido para o Hospital de Emergência, na sexa-feira dia 12, sob suspeita de febre amarela. Foram feitos todos os exames e a notificação epidemiológica. A recomendação dos especialistas é que a população continue se vacinando normalmente nos postos de saúde.

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou em nota à imprensa que foram confirmados dois casos de febre amarela em humanos no estado:  um morador de Teresópolis morreu e o outro paciente, morador de Valença, encontra-se internado. Os casos foram confirmados na quinta-feira, dia 11, após exames laboratoriais realizados pela Fiocruz.  A Secretaria informou que já disponibilizou doses suficientes para vacinar 100% da população das duas cidades e recomendou às prefeituras que intensifiquem a vacinação, especialmente nas áreas de mata.

A nota diz ainda que a subsecretaria de Vigilância em Saúde vem realizando mensalmente reuniões com os secretários de saúde dos 92 municípios do estado para acompanhar a situação vacinal e o desenvolvimento da doença em cada região. Os casos registrados até agora são do tipo silvestre, transmitido pelas espécies de mosquito Haemagogus e Sabeths, presentes em áreas de mata. Não há registro da forma urbana da doença, transmitida pelo Aedes aegypti, desde 1942 no país. A secretaria reforça a importância das pessoas que ainda não se vacinaram buscarem um posto de saúde próximo de casa para serem imunizadas.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.