Resende entre as cidades que menos despejam esgoto no Paraíba do Sul

Um mapeamento realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA) do Rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de quase 1 milhão de pessoas no Sul Fluminense, constatou que o Paraíba é o rio mais afetado pelo despejo de resíduos como dejetos de casas e indústrias sem nenhum tipo de tratamento, o que afeta diretamente a qualidade da água. Como consequência desse despejo em áreas urbanas, a saúde da população é afetada e também a captação da água.

De acordo com a pesquisa da ANA, Pinheiral é a cidade que mais polui no Sul do Rio. São 93,3% do esgoto jogado sem tratamento direto no rio. Em seguida, Barra Mansa, com 90% e Paraíba do Sul, com pouco mais de 86%. Entre as cidades que mais tratam o esgoto no Sul do Rio estão Rio das Flores, com 62,3%, Resende com 59,4% e Volta Redonda com 42,6% do esgoto tratado.

Segundo José de Arimathéa, presidente do comitê da bacia do Médio Paraíba — que representa todas as cidades da região — o desafio para reduzir o despejo de esgoto sem tratamento nas águas do Paraíba do Sul é grande. “O Paraíba do Sul recebe cerca de 1 bilhão de litros de esgoto por dia. E a gente para enfrentar isso é com investimento grande, que precisa ser feito através dos municípios. Estamos trazendo as universidades para ajudar a fazer estudos e a partir daí, a gente ter uma base de dados científicos e técnicos para tomada de decisão dos gestores e consequentemente buscar os recursos que a gente tanto precisa”, completou.

Foto: Arquivo

Fonte: G1

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.