Reunião discute sobre testes de ônibus elétricos, em Volta Redonda

Imagem da visita a fábrica de ônibus elétricos, BYD, em vista da “Tarifa Comercial Zero”, em janeiro deste ano.

Enquanto Resende ainda briga para garantir melhorias no transporte coletivo, o gabinete da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana de Volta Redonda, recebeu na última terça-feira, dia 12, empresários de empresas de ônibus para tratar sobre o teste de ônibus elétricos na cidade.

A intenção é que esses ônibus façam o trajeto do projeto “Tarifa Comercial Zero”, além da expectativa de melhorias no transporte público do município. O Secretário Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana da cidade, Wellington Silva, reforçou, junto aos empresários, sobre as demandas da população e ressaltou sobre o reajuste das condições para a implementação da tarifa do transporte urbano.

“Recebemos vários relatos de melhoria nesse sentido, e isso é bom, mas é necessário intensificar ainda mais as inspeções, fisicamente e de forma aleatória nos pontos de ônibus, verificando, por exemplo, as condições dos veículos.”, disse.

Ainda, tem-se a promessa de um monitoramento intensificado aos ônibus, com maior frequência pelo sistema de localização GPS, sendo no mínimo 10 inspeções diárias, com a verificação de questões como o itinerário e os horários.

O secretário também acrescentou sobre a cobrança que virá a ter mais enfase nos debates, como questões sobre a dupla função dos motoristas, acessibilidade de idosos, renovação das frotas, instalação de internet Wi-Fi, entre outros.

TESTES DO PROJETO “TARIFA COMERCIAL ZERO”

Durante o encontro, foi proposto as empresas a disponibilidade de um ônibus comum para que seja utilizado nos testes do projeto “Tarifa Comercial Zero”, com a finalidade de se fazer uma análise comparativa entre os ônibus comuns e elétricos. Os comuns operariam como uma espécie de “sombra” do veículo elétrico, fazendo sempre o trajeto de volta. Isso durante um mês. Os representantes, por sua vez, se mostraram dispostos a participar.

O projeto consiste na utilização de um ônibus que irá circular pelos quatro principais centros comerciais do município, sem cobrar tarifa dos passageiros, tornando Volta Redonda a primeira cidade do País a oferecer gratuitamente para a população um transporte com ônibus elétrico, sem produção de gases poluentes e ruídos.

Além de integrar as regiões comerciais, o projeto visa incentivar as pessoas a deixarem os carros em casa e utilizar o transporte público.

De acordo com o secretário Wellington Silva, a previsão é que o ônibus comece a fase de testes ainda neste mês, circulando das 7 às 19h, com apenas três pontos de parada: Primeiro na prefeitura, depois próximo ao prédio do Escritório Central e, na Rua Gustavo Lira.

A expectativa é que o ônibus, que possui capacidade para mais de 60 passageiros, integre os centros comerciais, virando um dos maiores shoppings a céu aberto do Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação (Volta Redonda)

Foto: Assessoria de Comunicação (Volta Redonda)/Diário do Vale

Salvar

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.