Secretário Estadual de Saúde assume dívidas do estado em inauguração de Clínica da Família

inaugclinicaO secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Luis Antônio Teixeira Junior, assumiu que o estado não fez nenhum repasse à UPA durante todo o ano de 2015. A declaração foi feita durante a inauguração da Clínica da Família Professora Eny Mattos, no bairro Morada da Montanha, em Resende, na noite desta segunda-feira, dia 11. Na ocasião, secretários municipais, vereadores e servidores comissionados da prefeitura prensenciaram o evento, que começou com mais de uma hora de atraso.

– Muito me honra estar aqui representando o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e o governador em exercício Francisco Dornelles (PP), que não puderam vir. Hoje ninguém sabe o que vai acontecer no dia seguinte, a arrecadação está caindo, o fundo de participação dos municípios está caindo, estamos recebendo menos ISS, menos ICMS e não dá para investir em tudo e aqui o o prefeito fez sua opção por investir na saúde. Em 2015 não fizemos nenhum repasse às UPAs e muitas delas fecharam, mas aqui em Resende ela se manteve – disse o secretário estadual.

Antes da cerimônia, o secretário municipal de Saúde, Daniel Pereira Brito, já havia comentado sobre o assunto, ao explicar que a Clínica inaugurada nesta semana teria gestão municipal.

– Essa é mais uma unidade de saúde, pegamos o “pacotão”. O estado fez a obra, colocou os equipamentos e agora nós vamos administrar. É uma unidade como outra qualquer voltada para atenção básica, mas é um ganho extra importante, pois pegamos essa região da Alegria com uma cobertura de 30% e estamos com 88,7% de cobertura. Sobre a UPA continuamos com um déficit importante, o estado nos deve R$ 7 milhões, sendo R$ 4 milhões só de UPA, mas vamos tocando da maneira que conseguirmos – acrescentou o secretário.

Como ele explicou, a unidade inaugurada nesta segunda-feira faz parte da Estratégia de Saúde da Família, funcionando em horário comercial já a partir do dia 12.

– O que difere da estrutura de um PSF é que são duas equipes que vão prestar o atendimento clínico médico, pré-natal, preventivo, aferição de pressão, consultas odontológicas… São mais ou menos 20 profissionais, todas concursadas. Fomos chamadas em 2013 e atuamos em outras unidades de saúde, mas já sabíamos que viríamos para cá. Essa é a primeira Clínica da Família da cidade – explicou uma das enfermeiras responsáveis pela unidade, a gerente Tatiana Mara Campos Andrade.

Na unidade há dois concultórios clínicos, dois ginecológicos com banheiros adaptados, um aparelho de eletrocardiograma, sala de fisioterapia, sala de imunização, consultório odontológico que pode atender a dois pacientes simultaneamente e “escovódromo”, sala de reunião e capacitação e salas voltadas para os funcionários, como cozinha, sala de esterilização e  farmácia.

Os moradores da Morada da Montanha se sentiram responsáveis pela construção da unidade e um grupo deles chegou a prestigiar a inauguração.

– Quando chegamos aqui, há 20 anos, só tinha mato e bichos, como cobras. Eu capinava terreno para as pessoas e agora os vereadores estão todos aqui. Nunca tivemos tanto vereador no bairro igual a hoje. Quando alguns de nós, como eu, estávamos passando fome, ninguém nos ofereceu nada. O que temos aqui foi mutirão e iniciativa de moradores e não dos vereadores, embora eles estejam aqui – comentou a moradora Sandra Helena Saldanha.

Um dos vereadores presentes foi o vereador Kiko Besouchet (PP), que apesar de estar afastado pela Justiça demonstrou que, como o BEIRA-RIO já havia divulgado, continua exercendo suas funções de vereador normalmente fora da Câmara Municipal de Resende. Ele inclusive comentou uma situação constrangedora envolvendo um dos moradores do bairro e a clínica. É que em 2015 ele havia feito uma indicação para que a unidade se chamasse Ary Lemos, pai de um dos moradores da Morada da Montanha, e a clínica acabou sendo inaugurada com o nome de outra pessoa.

– Fui procurado pelo vereador Kiko em 2015 para colocar o nome da clínica de Ary Lemos, meu pai. Ele foi piloto de tanque de guerra. Fomos para a sessão da câmara no dia em que a indicação seria votada, levei toda minha família e foi aprovado. No mês passado passei por aqui e vi que o nome não era o do meu pai. O Kiko alegou que na última hora veio o estado e trocou o nome pelo de uma professora do Colégio Olavo Bilac e deixou o nome do meu pai em uma sala como prêmio de consolação – lamentou o morador Hugo Lemos, que chegou a interpelar o prefeito José Rechuan Junior (PP) sobre o caso, assim que ele chegou.

– Em fevereiro fiz a indicação para o nome da clínica, mas parece que o nome veio do estado e aí vão dar o nome para o auditório. O decreto do prefeito foi feito, foi a indicação que a prefeitura fez, não precisa passar pela câmara – justificou o vereador Kiko Besouchet.

A cerimônia de inauguração da unidade, marcada para às 17h, começou às 18h20 com a fala do secretário municipal de Saúde, Daniel Brito; do presidente da Associação de Moradores e Amigos do Acesso Oeste, José Luiz Carvalho Vargas; da presidente da Câmara Municipal de Resende em exercício, vereadora Soraia Balieiro (PSB); da deputada estadual Ana Paula Rechuan (PMDB); do secretário estadual de Saúde, Luis Antônio Teixeira Junior e do prefeito José Rechuan Junior. Em seguida, as autoridades descerraram a placa com o nome da clínica, uma segunda placa na sala de reuniões e posteriormente conheceram as instalações da unidade.

 

 

 

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.