Projeto VR Cidade da Música traz grandes artistas a Volta Redonda

Imagem do violoncelista alemão Michael Vollhardt.

Neste domingo, dia 6, acontece o XXII Rio Internacional Cello Encounter (RICE) – 2017, no Rio de Janeiro, em que Volta Redonda marca presença no festival por meio do projeto VR Cidade da Música.

Nos dias 07, 08 e 09 de agosto, quatro músicos do Chipre, Estados Unidos, Londres e Alemanha, estarão no município para realizarem aulas com alunos do projeto e também para um grande concerto com a Orquestra de Cordas, que vai acontecer na próxima quarta-feira, dia 9, na Igreja São Sebastião, bairro Retiro, às 19h30. Ao todo, serão 120 músicos que se apresentarão, com os convidados internacionais como solistas.

Após esse concerto, a Orquestra de Cordas fará também a apresentação no Rio de Janeiro. “Essa é a primeira vez que iremos nos apresentar na Cidade das Artes. Estamos empolgados com essa possibilidade”, disse a maestrina Sarah Higino.

Os violinistas Haroutune Bedelian (de Chipre) e Russel Guyver (de Londres); o pianista Lorna Gruffitt (EUA); e o violoncelista Walter-Michael Vollhardt (Alemanha) também vão ministrar aulas gratuitas para os alunos do projeto, além de realizarem, em parceria com a Orquestra, um Recital de Câmara. As aulas e os recitais vão acontecer na sede do projeto.

Curiosidade

Conheça um pouco sobre os músicos que marcaram presença em Volta Redonda:

Imagem do violinista nascido no Chipre, Haroute Bedelian.

Haroute Bedelian: Violinista, nascido no Chipre, onde iniciou seus estudos de violino, recebeu, aos 15 anos, uma bolsa para estudar com David Martin e Manoug Parikian e continuou a formação com Ivan Galamian e Nathan Milstein. Aos 20, conquistou seu primeiro concurso de violino da BBC. Desde então, tocou, gravou e se apresentou na Europa, Oriente Médio e América do Norte, tornou-se professor na Real Academia de Loundres e continuou a carreira na Universidade da Califórnia.

Russel Guyver: Nascido em Londres, desenvolveu uma variada carreira como regente, violista, compositor e educador em quatro continentes. Recebeu Emmy pela trilha de um docudrama da PBS e hoje é diretor de Orquestras da University of Northern Colorado. Recentemente, recebeu o título de doutor em artes musicais e regência da University of Kansas.

Lorna Griffitt: Pianista, começou sua carreira aos 16 anos como solista da Orquestra de Louisville. Seus professores incluem Doris Owen, Tong II Han, Gyorgy Sebok e Maria Curcio. É solista, músico de câmara e pedagogo nos Estados Unidos e na América do Sul, Europa e Oriente Médio.

Walter-Michael Vollhardt: Violoncelista, nasceu em Heildelberg, na Alemanha, com destaque pelo interesse a música desde pequeno. Venceu por três vezes o Concurso de Jovens Solistas da antiga Alemanha Federal e o Concurso-Concerto-Aria, em Boston. Como solista, apresentou-se em diversas orquestras, entre elas a Boston Symphony e a Sinfônica de Berlim.

Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação (Volta Redonda)

Salvar

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.