Saiba como se proteger dos cibercriminosos

A internet é um meio poderoso que, tendo o devido uso, apresenta-se como uma fonte inesgotável de informações e também como uma ferramenta de busca e compra de produtos sem sair do conforto do lar, mas é necessário cuidado ao fornecer dados nessa que pode ser uma janela a ladrões que apenas esperam um deslize seu.

Desde o último dia 15, estão circulando pela internet arquivos com senhas, nomes, e-mails e CPF de usuários cadastrados em lojas virtuais brasileiras. Esses arquivos foram obtidos em ações de phishing, prática desonesta que cibercriminosos usam para obter informações de usuários por meio de e-mails que direcionam o usuário para sites falsos.

De posse desses dados, usuários mal intencionados podem alterar, por exemplo, o endereço de entrega da mercadoria; alterar o e-mail da conta, para o titular dessa não ser notificado; ou mesmo realizar uma compra em seu nome.

Os arquivos divulgados contêm dados de clientes de lojas de grandes redes e também de pequenos varejos online. Diante desse cenário, é recomendado ao usuário, em primeira instância, a trocar de senha em todas as lojas virtuais onde tenha cadastro, sendo possíveis de duas formas: Pelo sistema de recuperação de senha (“Esqueci minha senha”) ou pelo recurso de troca de senha do site cadastrado.

Além dessa dica, ainda disponibilizamos mais algumas a serem seguidas para manter sua segurança enquanto realiza seus afazeres pela rede:

  1. Utilize senhas com mais de oito dígitos e que possuam letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais;
  2. Não utilize data de nascimento, número de documentos ou números de telefone como senha;
  3. Nunca utilize a mesma senha para vários cadastros;
  4. Verifique a origem dos e-mails recebidos para confirmar se a fonte é confiável;
  5. Não clique em links vindos por e-mail que sugiram a alteração de dados cadastrais. Em vez disso, entre no site e faça as alterações necessárias usando o seu login e senha;
  6. Adquira o hábito de trocar suas senhas periodicamente.

Fonte: Assessoria de Imprensa (Camara-e.net)

Foto: Dicas de Consórcio/Anonymous Brasil/Plymouth Rock Assurance

Salvar

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.