Mercado farmacêutico está na contramão da crise, mostra pesquisa

O mercado farmacêutico no Brasil continua apresentando resultados distintos aos demais setores da economia neste ano, com um crescimento constante. O dado foi comprovado pela apresentação de um levantamento da Evolução de Vendas de Medicamentos em Reais nas Farmácias, comparando o período de um ano a partir de abril deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo a QuintilesIMS.

O levantamento mostra que houve um crescimento de 10,8% desse mercado, tendo como um dos principais fatores o aumento do valor do mix médio de medicamento, responsável por um taxa de acréscimo de 7,8%. Em contrapartida, um dado negativo preocupante na área foi a queda no volume de medicamentos vendidos, que obteve a marca de -1,5%.

Quando detalhado o crescimento por modelos de farmácias, um fato que se destaca é que as redes associadas à Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias) apresentaram números acima até mesmo das grandes redes (10,8%), com crescimento de 13,4% no período. As demais redes e franquias cresceram cerca de 11,8%, já as farmácias independentes, 9,7%.

Edison Tamascia, presidente da Febrafar, diz que esses resultados foram muito positivos, entretanto, deve-se levar em consideração que ano passado os medicamentos tiveram um aumento expressivo no preço, 12,5% e média, o que impactou diretamente nesses resultados, sendo que o preço médio do mix foi o fator que mais impulsionou o crescimento.

A expectativa para o próximo período é de que o crescimento dos valores vendidos não seja tão alto, já que o índice médio de aumento de medicamento aprovado pelo Governo Federal foi de 4,76%.

“Mesmo com esse aumento menor esperado, tem-se ainda a visão de boas projeções relacionadas à Febrafar, pois as redes estão se capacitando cada vez mais e, oferecendo também um grande número de ferramentas que aumentam a capacidade de competição”, finaliza Tamascia.

Fonte: Assessoria de Imprensa (Ponto Inicial Comunicação)

Foto: Caput Consultoria/Apnar pharma/Foursquare

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.