Rio de Janeiro é terceiro colocado em abertura de empresas em 2022

Rio de Janeiro teve saldo de mais de 175 mil novas empresas registradas ((Foto: André Gomes de Melo/Divulgação)

O estado do Rio de Janeiro terminou o ano ocupando o terceiro lugar no ranking nacional de abertura de novos negócios, entre janeiro e novembro de 2022, segundo o Mapa de Empresas, disponibilizado pelo Ministério da Economia.

Segundo a pesquisa, foram abertos 295.891 novos empreendimentos, no período, em território fluminense. O saldo final, considerando o fechamento de unidades comerciais, ficou em 175.103 novas empresas registradas. Atualmente, o Estado do Rio registra mais de 1,7 milhão de empresas ativas, segundo o boletim do ministério.

O Mapa de Empresas é uma ferramenta digital que acompanha o registro empresarial no país e apresenta dados precisos e atualizados sobre a atividade produtiva no país. Ele aponta que o segmento de beleza, com negócios ativos nas atividades de cabeleireiro, manicure e pedicure, se destacou na economia fluminense este ano, totalizando 91.194 empresas abertas. Já o comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios registrou a abertura de 82.220 unidades comerciais, seguido pelo setor de fornecimento de alimentos preparados, especialmente para consumo domiciliar, que contou com a inauguração de 52.046 empresas.

– A terceira colocação do Rio no ranking é fruto de um trabalho que temos aprimorado. Com a digitalização, desburocratização e simplificação de processos, que a Junta Comercial do estado (Jucerja) tem promovido, facilitamos a vida dos empreendedores na abertura de novas empresas – disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e relações Internacionais, Cássio Coelho.

O presidente da Junta Comercial, Sérgio Romay, explica que o levantamento do governo federal também leva em consideração os Microempreendedores Individuais (MEIs) abertos até novembro de 2022.

– Aqui na Jucerja, contabilizamos 67.173 novas empresas de janeiro a novembro, número 4% maior do que o do mesmo período em 2021. A expectativa é de um novo recorde de aberturas de empresas no final do ano. Em 2021chegamos a um total de 72.894, maior marca nos 214 anos de história da Junta Comercial – destacou Romay.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.