Resende tem cenário positivo em contratação, mostra Caged

O cenário nacional em questão de empregos mostrou-se, nesse período, danificado, com demissões em massa em vários setores que movimentam a economia do país. De fato é uma situação que vem assolando inúmeros brasileiros, entretanto, em Resende, essa se apresenta na contramão da crise nesse quesito, com um balanço positivo na contratação de pessoas.

Neste mês de maio, o município fechou com um saldo de 260 trabalhadores registrados em empregos formais, segundo a Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), cujo órgão é ligado ao Ministério do Trabalho e do Emprego, que colocou Resende, em sua pesquisa, em terceiro lugar em geração de empregos com carteira assinada no estado do Rio de Janeiro.

O relatório, com realização mensal, ainda possibilita a observação da evolução do emprego formal em municípios com mais de 30 mil habitantes. Resende, ainda relacionado a este mês de maio, registrou um total de 1.147 admissões, contra 887 desligamentos, obtendo o saldo de 260 empregos, como já mencionado anteriormente. Numa analise anual, este número se apresenta mais significativo, de 260 para 621 trabalhadores com carteira assinada, com 5.048 admissões contra 4.427 demissões, gerando esse saldo positivo.

Esses dados mostram que, mesmo diante a crise, Resende vem se recuperando, num ritmo de certa forma lento, mas ainda sim apresenta um quadro bom em relação a outros municípios da região. Além disso, a expectativa é de esses dados positivos cresçam ainda mais com a chegada de novos empreendimentos à cidade, como a rede de Supermercados Atacadão S/A, pertencente ao grupo Carrefour, que deverá gerar 650 empregos diretos; e a criação do segundo turno da Nissan, com a contratação de 600 novos trabalhadores.

Fora essas duas grandes empresas, neste ano houve um aumentou significativo no número de alvarás concedidos para a instalação de novos negócios – fator que também contribui de forma decisiva para a criação de novos empregos no município.

De acordo com Raphael Gattás, Secretário Municipal de Indústria, Turismo, Tecnologia e Serviços, de janeiro a maio deste ano, foram emitidos em Resende 451 novos alvarás contra 380 no mesmo período do ano passado, sendo um aumento de quase 19%. O setor de Serviços foi o que se destacou, o qual foram liberados, de janeiro a maio, 264 alvarás; seguido do segmento do Comércio, com 184 alvarás; e, em terceiro, o de Indústria, com 3. Além dos 451 já registrados, no mês de junho, até a instância, já foram concedidas 70 liberações, totalizado 521 alvarás.

Essas informações não apenas auxiliam a ver o desempenho da cidade nesse período, que vem fortalecendo bastante a economia, mas também um dos aspectos visíveis é o impacto desses alvarás na criação de novas oportunidades para os trabalhadores, diversificando o mercado da cidade, o que causa também um impacto nos consumidores, enfim, todos saem ganhando.

“Quando um novo negócio se inicia, seja ele no setor do comércio, de serviços e da indústria, novas oportunidades surgem, porque mesmo que a atividade seja de pequeno porte, ela abrirá novos postos de trabalho. E são esses pequenos negócios que, ao lado dos grandes, movimentam e potencializam a economia. Por isso, temos trabalhado muito para reduzir burocracias, diminuir prazos e facilitar a concessão de novos alvarás em Resende. Nosso próximo passo agora será investir na capacitação desses empreendedores, em parceria com o Sebrae, agregando valor às suas atividades, ampliando seus negócios para que, consequentemente, possam abrir novas vagas de trabalho”, explica Gattás.

Fonte: Assessoria de Comunicação (Resende)

Foto: Assessoria de Comunicação (Resende)/Acontece Sul Fluminense/Diário do Aço

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.