Flagrante de abuso de autoridade

Desde a madrugada de sábado, dia 24, um vídeo começou a circular nas redes sociais e as imagens mostram o que está sendo considerado abuso de autoridade, pois um guarda municipal do município de Resende, usa a força, uma tentativa de estrangulamento de um rapaz que estava sentado numa praça no centro da cidade, dia 21, com alguns amigos. O guarda é acompanhado por outras duas agentes que não interferiram na conduta. Ele ainda gritava e xingava o rapaz que teria dito, após a determinação de tirar sapatos e de busca pessoal que estava sendo “desrespeitado”. O vídeo (assista clicando aqui) foi postado num dos maiores grupos do Facebook na cidade e mostra por duas vezes, a tentativa de estrangulamento ao rapaz que não esboçou qualquer reação. Logo muitos comentários surgiram: algumas pessoas apresentaram defesa da atitude do guarda municipal, outros consideraram absurda a conduta do guarda.

O vereador Caio Sampaio (Rede) classificou como tortura e que encaminhará o caso ao Ministério Público. “Eu exijo da guarda uma apuração rigorosa desse abuso e retrocesso a democracia. Isso mais parece resquício da ditadura militar do que proteção ao patrimônio público. Vou encaminhar na segunda-feira essas imagens fortes ao Ministério Público. Absurdo!!!” O padre Rafael, da Paróquia Sagrada Família também criticou duramente o ação do guarda: “Nada justifica o uso da violência. Nada! Por isso, esse episódio, com traços de tortura, deve ser apurado com responsabilidade. Do contrário, voltaremos “ao olho por olho e dente por dente” que minimiza a vida, semeia o ódio e fermenta a maldade”.

O BEIRA-RIO solicitou uma nota ao secretário de Comunicação do governo de Resende, Peter Barcelos, que respondeu que o caso será apurado e as providências serão tomadas. Leia na íntegra a nota na imagem ao lado.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.