Campanha contra gripe continua enquanto tiverem doses, em Itatiaia

Os idosos, parte do grupo considerado de risco, já tiveram uma cobertura de 95,6% vacinados contra a gripe, em Itatiaia.

A Campanha de Vacinação contra a gripe, em Itatiaia, atingiu a meta de 90% de imunização do público prioritário para a vacina, entre esses estão os profissionais da área de saúde; gestantes; mulheres que deram a luz até 45 dias; crianças de 6 meses a 5 anos; idosos acima de 60 anos; doentes crônicos, mediante indicação médica, e professores.

Mesmo diante disso, a vacinação terá continuidade em todo o município enquanto durar o estoque de 1.700 doses que a cidade recebeu na primeira quinzena de junho. Ainda, deve-se ressaltar que mesmo a meta já alcançada, é essencial para aqueles que não tomaram a vacina – ampliada para todos os públicos pelo Ministério da Saúde – irem aos postos para recebê-la, principalmente aqueles pertencentes a grupos prioritários.

De acordo com o último levantamento realizado pelo setor de imunização, Itatiaia conseguiu vacinar 110% dos trabalhadores da saúde. Em seguida, vem as mulheres até 45 dias pós-parto, com 105,6%; as crianças de 6 meses a 2 anos, 98,2%; os professores, com 98%; idosos, com 95,6%; gestantes, 94,7% e; as crianças de 2 a 5 anos, com 92,5%.

Já foram vacinadas 94,7% das gestantes da cidade contra a gripe.

Andrea Millen, coordenadora do setor de imunização, afirmou que a vacina, mesmo já atingida a meta, será aplicada para os interessados enquanto durarem o estoque. Ela ainda reforça o alerta para aqueles pertencentes aos grupos de risco para irem o quanto antes aos postos de saúde, não somente esses, mas os demais moradores também, já que a aplicação das doses foi ampliada para todos, aumentando o número de pessoas imunizadas e, assim, refletindo na população, que como um todo, se fortalece contra o vírus que assola principalmente nesta época do ano.

A vacina, disponível nas unidades básicas, postos Estratégia Saúde da Família e na Policlínica Municipal, protege contra três subtipos do vírus: A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B.

Os pacientes acamados continuarão recebendo as doses da vacina diretamente das equipes nas Unidades de Saúde da Família de suas respectivas áreas de abrangência e pelos profissionais do programa “Melhor em Casa”.

Para tomar a vacina, o morador necessita comparecer a unidade de saúde referente ao seu bairro e apresentar o cartão de vacinação. As doses da vacina estão disponíveis das 8h às 16h, na Policlínica Municipal, Centro, e nas unidades de saúde dos bairros Vila Magnólia; Vila Flórida; Vila Esperança; Campo Alegre I e II; Penedo; Maromba e Marechal Jardim.

Fonte: Assessoria de Imprensa (PMI)

Foto: Revista Na Mochila/A Voz de Petrópolis/Revista Crescer

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.