Eventos comemoram os 80 anos do Parque Nacional do Itatiaia

PNI2No próximo dia 14, o Parque Nacional do Itatiaia comemora seus 80 anos. E as festividades de comemoração começam, oficialmente, uma dia antes do aniversário da unidade, e vão durar o ano todo. No dia 13, um grande evento reunirá 250 convidados, incluindo representantes de instituições, órgãos públicos, empresas e associações, principalmente, da região do Parque. No entanto, a mais antiga unidade de conservação do País, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na Região das Agulhas Negras, vem promovendo outros eventos paralelos desde maio.

Nesta quinta-feira, dia 1º, quando também se comemorou o aniversário do município de Itatiaia, começaram os eventos que lembram o Dia Mundial do Meio Ambiente, que vão até o dia 5. Na quinta, foi aberta a exposição “As Cores da Mantiqueira”, do fotógrafo Pedro Luz, no Corredor Cultural da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB). Em seguida, no Auditório, foi realizada a palestra “Parque Nacional do Itatiaia, o primeiro do Brasil”, de por Gustavo Tomzhiski, Chefe do PNI.

No sábado, dia 3, será realizada outra palestra, com Ingrid Fonseca Casazza, da Fundação Oswaldo Cruz, sobre a vida e obra do botânico Paulo Campos Porto, primeiro Chefe da então Estação Biológica de Itatiaia, a partir das 16h, no Instituto Campo Belo, em Itatiaia. E na segunda, dia 5 (Dia do Mundial do Meio Ambiente), acontece no Espaço Z, no Centro de Resende, a inauguração da exposição “Parque Nacional do Itatiaia: 80 Anos Educando para a Vida”, com a curadoria do professor Luiz Sérgio Sarahyba e a equipe da Câmara Temática de Educação Ambiental do PNI.

Também nos dias 3 e 4 (sábado e domingo), os montanhistas também comemoram o aniversário da unidade com várias atividades, que começam a partir das 16 horas de sábado, com a chegada dos participantes, mostra de filmes, oficinas e sorteio de brindes. E termina no domingo, com a escalada aos cumes, a partir das 7h. No dia 8, os representantes do parque recebem a Medalha Tiradentes no Plenário Barbosa Lima Sobrinho (Alerj), em homenagem ao seu aniversário, do deputado estadual Gláucio Julianelli (Rede), a partir das 10 horas.

E no dia 14, data em que a unidade completa 80 anos, será inaugurada a reforma do Centro de Visitantes, que ficará reaberto ao público com a exposição interpretativa revitalizada. As melhorias estão sendo concluídas por meio de recursos da compensação ambiental.

Foto: Daniel Toffoli/PNI

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.