Nível do rio Paraíba sobe depois de chuva que alagou bairros de Resende

chuva2Depois de mais um temporal ocorrido entre o final da tarde e o início da noite de terça-feira, dia 13, quando vários bairros ficaram alagados, a preocupação nesta quarta-feira, dia 14, passa a ser o nível do rio Paraíba do Sul. O grupo Monitoramento Climático Sul Fluminense postou nas redes sociais algumas fotos das margens do rio feitas em Resende (foto), que mostra a elevação do nível das águas, após o registro da forte chuva caída nesta terça. De acordo com informações da página, é a segunda vez esse mês que o rio amanhece cheio.

De acordo com a Defesa Civil de Resende, mesmo com a elevação do nível das águas, não há risco de enchente por não ter relação com a Represa do Funil, localizada em Itatiaia. “Essa elevação do Paraíba não tem a ver com a Represa do Funil, já que há apenas 58% de armazenamento, e sim com a elevação dos afluentes com a água da chuva. Em Itatiaia, o nível do rio Bonito subiu, assim como o dos rios Pirapitinga, Alambari e Sesmaria (em Resende), este último registrou uma subida de quase três metros, lembrando que o nível do Paraíba chegou ano passado a 4,20 m”, explica o diretor da Defesa Civil, Atanagildo Alves.

Alguns bairros da região da Grande Alegria, em Resende, ficaram alagados por causa da forte chuva que caiu nesses locais. Moradores postaram fotos e vídeos nas redes sociais mostrando o caos nas ruas. “Que vergonha! Nem temos canalização para o esgoto e pagamos caro por isso! Absurdo! Isso ocorreu em frente ao bairro Mirante das Agulhas, na rua principal, naturalmente nós do Boa Vista 1 pagamos o pato”, diz revoltada a internauta Sasa Prado.

chuva3Ela postou nas redes sociais dois vídeos mostrando a situação em que ficou uma das ruas do bairro. Moradores relataram que junto com a água dava para sentir cheiro de esgoto. O Boa Vista I está entre os mais afetados pela chuva, que também atingiu o bairro Mirante das Agulhas e as localidades do Acesso Oeste, onde a internauta Sylvie Ramos também postou nas redes sociais uma foto da Rua 1 (acima), no bairro Jardim Oeste. Segundo Atanagildo, o problema foi provocado pelo transbordamento de uma represa localizada em um sítio próximo ao Clube Campestre, no bairro Casa da Lua.

– Somente na região da Grande Alegria choveu 53 mm entre 21 e 22h nesta terça-feira, o que provocou o alagamento nos bairros. Mas o bairro que mais sofreu foi o Boa Vista, pois a água da represa transbordou na Casa da Lua e desceu por um canal até a uma churrascaria próxima do Boa Vista, obstruiu a passagem da água por uma manilha e acabou enchendo as ruas. Até às 6 horas desta quarta a Defesa Civil teve que tirar até oito caminhões de lixo verde que desceu junto com a água para desobstruir essa manilha – acrescenta.

Com a previsão de tempo nublado e chuva para os próximos dias (Resende e região chegou a registrar chuva na manhã desta quarta-feira), o diretor ressalta que o órgão está monitorando as áreas de risco, tanto para deslizamentos de terra quanto para as enchentes nos bairros de Resende. “A previsão de chuva deverá se estender até a semana que vem. Com isso, prosseguiremos monitorando áreas como as margens do rio Sesmaria, onde o nível da água chegou a 2,80 m, por lá temos um sistema de alarme localizado a oito quilômetros do bairro Ipiranga”, completa.

A previsão para as próximas horas desta quarta é de mais chuva, provocada por uma frente fria, acompanhada de queda na temperatura. Em Resende, a máxima não deve passar dos 30 graus. Nos próximos dias, as temperaturas caem: nesta quinta-feira, a mínima será de 17 e a máxima de 24 graus, segundo o segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Fotos: Reprodução do Facebook

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.