ComSocial promove reunião com conselheiros

Na próxima quarta-feira, dia 14, os membros do Comitê Pela Transparência e Controle Social de Resende (ComSocial) promovem reunião com a presença dos presidentes dos conselhos municipais de Resende. O evento, que acontece a partir das 18 horas, na Casa dos Conselhos Municipais, terá como pauta o papel constitucional da sociedade civil, através dos Conselhos, e a grave situação política pela qual passa o nosso país e, em especial, a mudança do corpo de dirigentes públicos municipais de Resende.

Segundo o presidente do ComSocial, Eliel de Assis Queiróz, a reunião da próxima quarta tem como obejtivo discutir o papel dos conselhos, o que é preocupante em sua avaliação. “No geral, os conselhos são omissos e cooptados (com exceção dos conselhos de Saúde e Turismo, de acordo com Eliel). A maioria dos seus membros não tem a mínima noção do que fazem lá. Lamentável isso!”, acrescenta o presidente.

Criado há quatro anos, o ComSocial elegeu em assembleia no dia 19 de novembro o ambientalista Eliel para mais um mandato na presidência. Ele é um dos fundadores do comitê, e terá a companhia do colegiado que coordena os trabalhos ao lado da vice-presidente Ana Lúcia Corrêa de Souza, da secretária Rosi Almeida, da tesoureira Sonia Maria Pozzato e dos coordenadores setoriais Joana Nascimento, Alvaro Brito e Ednir Rezende. O presidente destaca o que tem priorizado nessas primeiras semanas em sua gestão.

– Vamos rever todos os procedimentos enviados ao Ministério Público nos nossos primeiros anos de existência e solicitar uma posição deles sobre o andamento dos inquéritos. Paralelamente, daremos continuidade às demandas de interesse da sociedade. Outra pauta é apoiar a criação de outros Comitês Pela Transparência nos municípios vizinhos. E além disso, levar para as escolas e instituições de ensino superior capacitação para o bom uso da Lei de Acesso a Informação – disse Eliel, que aproveita para falar sobre a mobilização do comitê em relação à transição entre os governo Rechuan e Balieiro. “O ComSocial está acompanhando os acontecimentos para poder fazer uma melhor avaliação”, conclui.

A Casa dos Conselhos Municipais fica na Rua Francisco Villaça, 177, no Centro (Rua lateral da Apmir). O evento é aberto a população.

Foto: Arquivo

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.