Morada da Barra sofre com alagamentos

alagamento4Moradores da Morada da Barra, em Resende, tiveram novos transtornos com o alagamento da Ruas 15 e Projetada, onde fica o Condomínio Morada da Barra II, um conjunto de casas entregues pela Prefeitura de Resende há menos de um ano pelo programa Minha Casa Minha Vida (onde ficam 480 apartamentos). Nas redes sociais, uma das moradoras do condomínio aproveitou para postar fotos e relatar os transtornos.

– Neste momento, Minha Casa Meu Pesadelo, há dois anos que fazemos reclamações para Secretaria de Habitação e ninguém resolve nada, minhas vizinhas dos apês de baixo estão com água no meio da parede, alguém se habilita nos ajudar? – pede a assistente administrativa Joelma Mendes, que mora no segundo andar.

O problema – ocorrido pela última vez na tarde desta terça-feira, dia 29, em frente ao conjunto residencial – é considerado antigo, uma vez que em 2015 a equipe do jornal BEIRA-RIO esteve no mesmo local e constatou que algumas ruas não possuem bocas-de-lobo, dificultando o escoamento da água da chuva. De acordo com Joelma, os vizinhos dos andares de baixo perderam os pertences, mas as justificativas das autoridades não têm convencido a moradora.

– Agora estão jogando culpa no lixo, sendo que quando o outro lado não era ocupado, já havia estas inundações. O Natalino (Abreu, ex-secretário de Habitação e Regularização Fundiária) e o Nelson (Leite, atual secretário da pasta) sempre estiveram cientes disso – alfineta Joelma.

AÇUDE TEM RECEBIDO ESGOTO DE CASAS
Outro morador do bairro, o desempregado Luiz Rondelo Teixeira, conta que no local onde vem acontecendo os alagamentos havia um açude que era usado para o lazer dos moradores, e que agora ficou poluído e contribuindo para as enchentes. “Investiram quase R$ 600 mil pra drenar e limpar, só que a obra parou e agora o esgoto da rua tem caído lá e vem entupindo o açude, e isso vem provocando alagamentos no local”.

A Prefeitura de Resende informou em nota que a Defesa Civil local registrou alagamentos na Rua Projetada e no seu entorno, no bairro Morada da Barra. Nesta região as águas pluviais deságuam numa lagoa. Com o grande volume de chuva que caiu nesta tarde, 40 milímetros em 20 minutos, a lagoa transbordou e represou a saída das águas. Isso causou alagamentos em alguns apartamentos no andar térreo. As águas já começaram a baixar. Na quarta-feira, dia 30, a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Obras realizarão uma limpeza na saída de água da lagoa. O objetivo é aumentar sua vazão para o Rio Paraíba do Sul.

Fotos: Reprodução do Facebook

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.