Livro de moradora de Resende ensina anatomia para crianças

digestaoA médica moradora de Resende Luciane Cardoso de Moura lança na  tarde deste sábado, dia 17, no Espaço Z,  em Resende, o  livro infantil “Aonde foi o meu sorvete?”. Na obra da médica,  que é gastroenterologista, as crianças podem aprender sobre a anatomia do sistema digestório humano e como ele contribui para a nutrição  do corpo.

Luciane de  Moura contou que a ideia surgiu no ano passado após uma brincadeira com os filhos Gabriel, de seis anos e Lucca, de dois anos.

– Estávamos almoçando quando o Gabriel apresentou dificuldade para comer. Para chamar sua atenção para a refeição, iniciei uma brincadeira explicando a ele e ao Luca o trajeto da comida, desde o momento que o alimento entra na boca e segue até fazer a digestão completa  – explicou, acrescentando que a partir da brincadeira pensou em “levar conhecimento as crianças de uma forma mais divertida e, ainda reforçar a importância de fazer uma boa alimentação”.

A história começa quando a mãe está com os dois filhos na cozinha quando eles saboreiam um sorvete.

“O filho mais velho questiona a mãe sobre o que acontecia com o alimento que comia. A partir desta pergunta se desenvolve a história quando a mãe explica todo o trajeto do alimento no sistema digestório.  É uma história simples, direta e visual. Montei a ilustração do sistema digestório utilizando materiais reciclados como um tubo de papel higiênico, uma bola murcha e um sifão de pia de cozinha. Com os rolos de papel higiênico reproduzi o esôfago, a bola murcha representei o estômago e com o sifão o intestino. Assim consegui não só explicar como ainda chamar a atenção das crianças. A partir deste momento meus filhos não tiveram mais tanta dificuldade na hora das refeições  – acrescentou.

O livro tem ilustrações de Bruna Assis Brasil e foi  pré-lançado no último dia 03, na 24ª Bienal do Livro de São Paulo, e também em Portugal.  A tarde  de  autógrafos de  Resende vai começar às 16h.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Fotos: Divulgação

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.