Moradores de Resende e Bocaina em alerta com Ponte do Souza

pontedosouza2
Passagem de turistas, moradores e ciclistas (na foto), para Bocaina via Resende, Ponte do Souza oferece riscos (Foto: Reprodução da Internet)

No último dia 19 de agosto, uma ponte feita de madeira no município de Bocaina de Minas/MG, próximo a divisa com Resende, desabou, alertando moradores e visitantes de uma localidade situada na divisa dos dois municípios. É que por lá a Ponte do Souza, feita de madeira, aço e concreto, também está em situação precária, segundo eles.

– A ponte tem um buraco, ou seja, já se encontra danificada. No lugar colocaram uma placa de ferro. Há dois anos, foi levado um ofício para a Prefeitura de Resende alertando sobre o problema, mas está um verdadeiro jogo de empurra o problema dessa ponte porque nenhuma das prefeituras dão retorno sobre o que será feito – queixa-se a vendedora Terezinha Silva, a Tetê.

Moradora de Resende, Tetê nasceu em Bocaina de Minas. Durante a semana, trabalha no comércio da Grande Alegria, mas em alguns finais de semana costuma passear na cidade natal e sempre se depara com o risco de se atravessar pela ponte. “Na Bagagem (localidade de Resende próxima a Bocaina) o pessoal já reclamou do problema, mas acabam não tendo uma voz que os represente”, acrescenta.

Moradores temem um novo acidente ocorrido na ponte da estrada do Sertão na Ponte do Souza (Foto: Reprodução do Facebook)
Moradores temem um novo acidente semelhante ao ocorrido na ponte da estrada do Sertão (Foto: Reprodução do Facebook)

Segundo Tetê, com a ponte do Sertão o problema era o mesmo até o dia do acidente. “Precisou acontecer o problema com aquele caminhão pra que a prefeitura tomasse alguma providência, só agora estão construindo outra ponte no lugar. Nesta semana vi alguns homens na obra”, diz a vendedora.

Quem também tem chamado a atenção para o risco da Ponte do Souza cair e/ou causar acidentes é um dos vereadores de Bocaina, que junto com três colegas chegou a pedir ajuda em Brasília. “Estive lá em maio de 2015, com dois colegas da Câmara de Bocaina, durante a Marcha dos Vereadores, e até pedi ajuda a um colega parlamentar daqui da terra. Fora isso, já pedi a reforma da ponte muitas vezes, por indicações na câmara e pessoalmente”.

Ainda que não tenha presenciado um acidente, o vereador relata que a situação da ponte vem preocupando os moradores do pequeno município mineiro. “Presenciar acidente ainda não, mas a situação dela é comprometedora… Ela faz um barulho ensurdecedor. Até a vizinhança se assusta”, completa.

No acidente que ocorreu na ponte do Sertão, um caminhão que transportava madeira tentava atravessar a precária estrutura de madeira quando esta cedeu e o veículo acabou tombando. O motorista conseguiu escapar sem ferimentos. Com o acidente, outra ponte está sendo construída no local. Outros moradores também aproveitaram o fato para destacar a demora e a forma que os municípios fazem a manutenção da Ponte do Souza.

– (…) É o mesmo caso da Ponte do Souza, aquela ponte é medonha, nem um município nem o outro não faz nada a não ser jogar umas madeiras para tapar os buracos (literalmente tapar o sol com a peneira). Acham mais fácil falar que para uma reforma precisa que o outro Município também faça (…) – critica outro post.

Morador aponta para o problema crônico da ponte em imagem do vídeo (Foto: Reprodução)
Morador aponta para o problema crônico da ponte em imagem do vídeo (Foto: Reprodução)

Nas redes sociais, um vídeo foi publicado em 16 de dezembro de 2015 dentro de um grupo chamado Resende Democrático, por outro morador de Resende enquanto este realizava um passeio até Visconde de Mauá via Vargem Grande. “Ao passarmos pela Ponte do Souza, que faz divisa de Resende com Bocaina de Minas, deparamos com o estado precário desta ponte. O piso totalmente comprometido, falta de guarda corpo, placas de aço soltas, madeiras apodrecidas substituindo as placas de concreto, etc. Risco eminente de acidentes com pessoas, veículos, motos, animais e outros (…)”, diz o post.

A equipe do jornal BEIRA-RIO entrou em contato com as prefeituras de Resende e de Bocaina de Minas. Esta última, segundo informações da prefeitura, chegou a entrar em contato com a Prefeitura de Resende, que ainda não deu uma posição sobre a situação da Ponte do Souza. O jornal, no entanto, aguarda a resposta das duas prefeituras sobre o assunto.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.