Aman realiza tradicional Entrega dos Espadins

espadim1A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) promove nesta sábado, 20 de agosto, uma das cerimônias mais importantes do calendário acadêmico, a de Entrega de Espadins aos 478 cadetes da Turma 70 Anos da Vitória da FEB, que atualmente realizam o Curso Básico. Os Cadetes possuem suas origens de todas as regiões do Brasil, atualmente são 93 da região Sul, 288 da região Sudeste, 35 da região Centro Oeste, 45 da região Nordeste e 17 da região Norte. Também estão matriculados no 1º ano da Aman 11 cadetes de Nações Amigas, sendo 2 de Angola, 1 de Honduras, 1 da Guiana, 2 do Paraguai, 5 da Namíbia.

A cerimônia acontece no dia 20, a partir das 10 horas, com a Recepção à mais alta autoridade, na Avenida Duque de Caxias, e em seguida acontece a entrega dos Espadins aos novos cadetes, às 11 horas, no Pátio Tenente Moura.

O Espadim é uma miniatura do sabre de combate do Marechal de Campo Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, ex-cadete e um dos nomes mais famosos da História do Brasil, ainda durante o Império, e é considerado o símbolo da honra militar, por sua invencibilidade e por representar o patriotismo, a cultura, a energia, a bravura e a bondade do Patrono do Exército. O Espadim é entregue aos cadetes desde os anos 1930.

A Turma que receberá o Espadim recebeu o nome em homenagem a Força Expedicionária Brasileira (FEB), que em 1945 participou nos confrontos da Segunda Guerra Mundial em solo italiano, quando ajudou na derrota dos países do chamado Eixo (Alemanha, Itália e Japão) através dos pracinhas (nomes dados aos combatentes convocados pela FEB).

Foto: Reprodução da internet

Fonte: Seção de Comunicação Social (Aman)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.