Hemonúcleo de Barra Mansa lança campanha nesta quarta

O Hemonúcleo de Barra Mansa lançou nesta quarta-feira, dia 10, a campanha “Seja Ouro nas Olimpíadas, Doe Sangue!” para estimular a doação de sangue no município. O lançamento aconteceu na Praça da Matriz, no Centro, onde foram distribuídos folders e panfletos sobre o assunto.

A campanha vai seguir durante todo o período da Olimpíada e Paraolimpíada. A meta é chegar a 30 doações por dia. No mês de julho as doações de sangue tiveram uma queda de 20%, segundo a comunicação da Prefeitura de Barra Mansa, o que pode causar um sério desfalque no estoque do Hemonúcleo.

– Estamos realizando essa campanha para garantir que não falte sangue no nosso município. Hoje nossa maior ausência é de sangue tipo O Negativo e manter um estoque estratégico para auxiliar o Hemorio – explicou a responsável pela captação de doadores de sangue do Hemonúcleo Barra Mansa, Cláudia Maria, lembrando que em épocas pontuais a doação tende a cair: “É importante manter em média 30 coletas de bolsas de sangue por dia devido à validade dos componentes usados nas transfusões de sangue. Essa validade é pouca, por isso, precisamos manter doadores regulares. A validade do concentrado de hemácias, por exemplo, é de 35 a 42 dias e o concentrado de Plaquetas é válido apenas por 5 dias”.

Os requisitos básicos para aqueles que desejam doar sangue é estar em boas condições de saúde; pesar no mínimo 50 quilos; não estar de jejum; evitar bebidas e alimentos gordurosos por 12 horas antes da doação; ter entre 16 e 67 anos, sendo que os menores de 18 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis legais. A doação dura em média 15 minutos. Todo o material utilizado é descartável e oferece total segurança. Além disso, o doador tem direito a um dia de folga no trabalho. Os homens podem doar sangue a cada três meses e mulheres a cada quatro meses.

O Hemonúcleo de Barra Mansa fica no prédio anexo à Santa Casa de Misericórdia, na Rua Pinto Ribeiro, nº 205 A, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h. Telefone: (24) 3322-8430.

 

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.