Feira termina com perspectiva de R$ 20 milhões em negócios

Chiquinho da Mangueira  (à direita), presidente da atual campeã carioca, durante uma das mesas de debate do evento
Chiquinho da Mangueira (à direita), presidente da atual campeã carioca, durante uma das mesas de debate do evento

Um público de mais de 10 mil pessoas e a presença de 31 ligas de escolas de samba de todo o país, com a perspectiva de cerca 20 milhões em negócios iniciados, foi o resultado da Carnavália-Sambacon, único evento de negócios de Carnaval do País. Durante três dias (de 23 a 25 de junho), participaram de debates, painéis acadêmicos, rodada de negócios, shows, desfiles e apresentações, representantes de escolas de samba, profissionais do Carnaval, pesquisadores, autoridades e artistas. A feira contou com 60 estandes de diferentes expositores e fornecedores da cadeia produtiva do Carnaval, em uma área de seis mil metros quadrados no Centro de Convenções SulAmérica.

“Em seu terceiro ano, mesmo em meio à crise econômica e política vivida no país, a Carnavália conseguiu superar todas as expectativas e já se consolidou como o momento para a realização de negócios do Carnaval, reunindo os integrantes da cadeia produtiva da maior festa popular do País. O maior destaque desse ano foi a participação de ligas que representam o Carnaval de muitas outras cidades”, destacou Nei Barbosa, idealizador da feira.

Para Moacyr Barreto, um dos organizadores, o alto nível dos debates com convidados de todo o país também merecem destaque. “A Carnavália possibilita a aproximação entre ligas, escolas de samba, blocos e empresas e toda a cadeia de fornecedores. É preciso lembrar que estamos em um momento do ano em que os carnavalescos estão começando a pensar nos enredos. E é aqui que eles encontram os produtos que serão incorporados aos projetos, com qualidade e custos menores, e também onde vão trocar experiências para uma melhor gestão”, explica.

CARROS EM 3D E REDES DE RELACIONAMENTO
Uma das maiores atrações foi uma empresa de tecnologia que participou pela primeira vez da feira e que faz impressões em 3D. Segundo o sócio Leonardo Tuorto, a tecnologia 3D permite a reprodução de carros alegóricos em miniatura, como maquetes, o que pode revolucionar a história dos desfiles das escolas por permitir que os carnavalescos consigam visualizar todos os detalhes de criação em protótipos extremamente fiéis aos carros que serão levadas ao desfile. Leonardo e seus sócios agendaram cerca de 50 visitas à sede da empresa.

Para Célia Domingues, presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil – Amebras, a Carnavália é um espaço de construção de novas parcerias. “Cinco empresas já querem licenciar seus produtos. Além disso, recebemos convites para palestras e workshops no Rio Grande do Sul, São Paulo e Amapá, uma oportunidade única de aumentar a visibilidade o nosso trabalho e ampliar o campo de mercado para as nossas profissionais”, conta.

Presidente da Liga das Escolas de Samba do Amapá, Vicente Cruz entende a Carnavália como uma oportunidade única para firmar negócios e conquistar investidores. “Essa troca de informações é muito importante para colocar o carnaval do Amapá na rota dos grandes eventos culturais, com várias experiências para trocar”, comemorou.

Fotos: Reprodução/Site Carnavalesco

Fonte: Assessoria de Imprensa

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