Prefeitura de Itatiaia divulga programação de Semana do Meio Ambiente

ORIGAMIO Dia do Meio Ambiente está sendo comemorado, em Itatiaia, desde a quarta-feira, dia 8, segundo a prefeitura. E dando continuidade à programação, nesta quinta-feira, dia 9, o Horto Florestal Municipal estará doando mudas à população. Serão doadas mudas de Amoreira, Areca-bambu, Aroeira, Cafeeiro, Crotom, Flamboiãzinho rosa, Goiaba vermelha, Grumixama, Indaia, Ipê-de-jardim Jacarandá Mimoso, Jatobá, Mamão, Pata-de-vaca lilás, Pitangueira e Saboneteira. O atendimento vai até às 15h. O Horto situa-se à Rua Osmar Amorim, s/nº, no Centro. Cada morador poderá levar duas mudas para casa.

Nas escolas municipais de segundo segmento, foi celebrado na quarta-feira, com atividades diferenciadas. Professores de Ciências, com o apoio dos docentes de outras disciplinas, coordenadoras, diretoras, prepararam salas com diversas oficinas voltadas para a questão ambiental.

A comemoração foi proposta de modo a chamar a atenção das pessoas para a importância de cuidar do meio ambiente, levando informações aos alunos de uma forma mais dinâmica e tornando-os multiplicadores.

 – Fizemos também uma parceria com a ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), através da educadora ambiental Maria Agostinho, que trouxe uma oficina de origami de animais da Mata Atlântica e com a Secretaria de Meio Ambiente que ofereceu quatro palestras que foram ministradas por funcionários da Secretaria – disse o coordenador de Ciências Ricardo Graça.

No Colégio Ana Elisa Lisboa Gregori, entre as atividades realizadas, estavam a exposição de fotos ecológicas, o plantio de mudas ornamentais, oficina de origamis, oficina de sabão e uma palestra com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância de cuidar do meio ambiente, com o tema “O Meio Ambiente e Você”.

O Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto, ofereceu aos alunos apresentação de documentários, jogos educativos de tabuleiro e de informática sobre o tema, oficinas de origamis com animais da Mata Atlântica, de sabão, de papercraft, de elefantes em EVA. As duas últimas oficinas chamaram a atenção para o tema abordado nas comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano, que foi em Angola, sobre a matança de elefantes e rinocerontes naquele país. O tema da palestra foi “Água” e ao final os alunos fizeram um plantio de árvore no pátio do Fórum de Itatiaia.

 A Escola Padre José Wyrwinski contou com competições de pintura, de poemas, poesias e redações relacionadas ao tema do meio ambiente, e também teve plantio de diversas mudas no entorno da escola.

No Colégio Municipal Dom Ottorino Zanon, os alunos participaram de uma oficina de corpo em movimento com trilha humana, da montagem de terrários, de jogos ambientais, assistiram a vídeos, organizaram murais temáticos sobre o meio ambiente. “A Importância de Plantar Árvores” foi o tema abordado na palestra.

A Escola Municipal Joaquim Miguel dos Santos, em Maromba, que todo ano tem uma programação local específica, durante toda a semana do meio ambiente, neste ano contará ainda com uma palestra com o tema “Queimadas e Desmatamento”, que será realizada nesta sexta-feira, dia 10.

Fonte: Prefeitura de Itatiaia

Fotos: Divulgação PMI

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.